Reaserch Groups: spaces for the internationalization of higher education
Keywords:
Internacionalização da educação superior. Grupos de pesquisa. Redes de pesquisa. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Abstract
This study aims to identify and outline the profile of research groups in relation to the origin, identity and configuration of areas of knowledge at the Federal University of Mato Grosso (UFMT). Methodologically, it consisted of a case study, based on bibliographic research with documentary analysis. The procedure for data analysis included the quali/quantitative approach. The scientific relevance of this reflection is to provide new practices for the consolidation of groups and the creation of ways to expand scientific production, especially in the proposal of research groups as spaces for the internationalization of higher education. Finally, the benefit that this investigation brings to the academic community is to become the guiding principle for future discussions on the themes of the groups and their consequences for research networks with a view to national and international cooperation and/or collaboration.
Keywords: Internationalization of higher education. Research groups. Research networks. Federal University of Mato Grosso (UFMT).
References
ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 1999.
BERALDO, T. M. L. Formação continuada: reflexões sobre a interiorização da UFMT pela via dos cursos de pedagogia na modalidade parcelada. MONTEIRO, F. M. A. (org.). Trabalho docente na educação básica: contribuições formativas e investigativas em diferentes contextos. Cuiabá: EdUFMT, 2007.
BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. “Reféns da produtividade” sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação.
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil 1988. São Paulo: Saraiva, 2007.
CANTOR, C. et all. Semilleros de investigación: desarrollos y desafíos para la formación en pregrado. Educación y educadores, v. 18, n. 3, p. 391-407, 2015.
CHALHUB, T.; GUERRA, C. Visibilidade da produção científica de grupos de pesquisa em serviço social do estado do Rio de Janeiro. TransInformação, Campinas, v. 23, n. 3: p. 185-194, set./dez., 2011.
DEMO, P. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008
FRANCO, M. E. D. P.; MOROSINI, M. C. (orgs.) Redes acadêmicas e produção do conhecimento em educação superior. Brasília: INEP, 2001.
GAMBOA, S. S. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (orgs.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
LIMA, E. G. S.; LEITE, D. Influências da avaliação no conhecimento produzido pelos pesquisadores em redes de pesquisa. LEITE, D.; LIMA, E. G. S. (orgs). Conhecimento, avaliação e redes de colaboração: produção e produtividade na universidade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
LOPES, E. M.; LOBO, D. A.
MATO GROSSO. Secretaria de estado do meio ambiente (SEMA). Mapa dos biomas mato-grossenses.
MENEZES, L. C. Universidade sitiada: a ameaça da liquidação da universidade brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
MOROSINI, M. C. Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: PUCRS, 2019.
MOROSINI, M. C. Internacionalização da Educação Superior em contextos emergentes: uma análise das perspectivas internacional, nacional e institucional. Educação superior em contextos emergentes. FRANCO, M. E. D. P.; ZITKOSKI, J.; KIELING, S. R. (orgs.) Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016.
MOROSINI, M.; FERNANDES, C. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.
MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em revista. Belo Horizonte, v. 33, abr. 2017.
MOROSINI, M. C.; NEZ, E.; WOICOLESCO, V. G. A mobilidade acadêmica e as redes colaborativas sul-sul: o caso da UNILA. LUCENA, S.; NASCIMENTO, M. B. C.; BOA SORTE, P. Espaço de aprendizagem em redes colaborativas e na era da modalidade. Aracaju: EDUNIT, 2020.
MOSQUERA, J. J. M. Princípios da universidade no século XXI: universidade e produção do conhecimento. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (orgs.). Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
NEZ, E. Fluxos de cooperação acadêmica para a internacionalização. MOROSINI, M. C. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
NEZ, E. de; LIMA, E. A. Panorama dos grupos de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): um olhar especial para a área de química. Revista Panorâmica. Ed. Esp. V. 3, 2020. p. 85 – 100.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008.
SCHVEITZER, M. C.; et al. Grupos de pesquisa em educação em enfermagem: caracterização de três regiões brasileiras. Texto contexto enfermagem, Florianópolis, v. 20, 2011.
STALLIVIERI, Luciane. As dinâmicas de uma nova linguagem intercultural na mobilidade acadêmica internacional. Tese (Doutorado) 2009. 233 f. Programa de Doutorado em Línguas Modernas da Universidad Del Salvador. Buenos Aires/AR. Universidade de Caxias do Sul. 2009.
VELOSO, T. C. M. A. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso: campus universitário de Cuiabá 1985/2 a 1995/2: um processo de exclusão. Dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, 2000.
VILARINO, G. T.; et al. Análise dos grupos de pesquisa em psicologia do esporte e do exercício no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 4, 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Almedina, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.