A formação contínua em escola de tempo integral: narrativas e possibilidades para a prática docente
Palavras-chave:
Educação. Escola de tempo integral. Professor. Formação contínua.Resumo
Estuda possibilidades para a formação contínua de professores que atuam em escola de tempo integral. Busca, como objetivos, dialogar com as narrativas de professores que atuam no ensino fundamental de uma escola de tempo integral sobre processos de formação contínua e, em suas considerações, apresenta perspectivas para a construção/reconstrução de práticas que considerem a reflexão sobre a atividade docente. A pesquisa possui caráter qualitativo, constituído por um estudo de caso. Realiza a interpretação dos dados, utilizando a técnica de análise de conteúdo e apresenta como referencial teórico discussões que enfatizam a atividade docente como práxis e a formação contínua do professor (LIMA, 2001; PIMENTA 1994; LIMA, 2005; PIMENTA, 2012). Fundamenta perspectiva teórica que destaca a educação integral como a ampliação do tempo diário na escola em diferentes formas (CAVALIERE, 2002, 2004, 2007, 2009).
Palavras-chave: Escola de tempo integral. Professor. Formação contínua.
Referências
ALMEIDA, M. I. Formação contínua de professores. In: BRASIL. Ministério da Educação. Formação Contínua de professores. Boletim 13. Agosto, 2005.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa: Vol. 13. Brasília: Editora Liber Livros, 2008.
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 1998.
BAUER, M.; GASKELL, G. (Eds.). Qualitative researching with text, image, and sound. Londres: Sage, 2008.
BRASIL. Ministério de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - artigo 34.1996.
CAVALIERE. A. M. Escola de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em aberto, Brasília, v. 22, n. 80, 2007.
______. A. M.; BRAGANCA, I. F. S. Educação integral: reivindicação da experiência nos tempos e saberes pelos estudantes de Itaboraí. 2015.
FUSARI, J.C.; FRANCO, A. de P. A formação contínua como um dos elementos organizadores do projeto político-pedagógico da escola. In: BRASIL. Ministério da Educação. Formação contínua de professores. Salto para o futuro/TV Escola. Boletim 13, Agosto 2005, p. 18 a 23. Disponível em: Acesso 07 mar. 2019.
GARCIA, M.C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Ed. Porto, 1995.
GOMES, A. A. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n.2, jul./dez. 2005.
LIBÂNEO J. C. Escola de tempo integral em questão: Lugar de acolhimento social ou de ensino-aprendizagem? In: BARRA, V. M. L. (Org) Educação: ensino, espaço e tempo na escola de tempo integral. Goiânia: UFG, 2014.
LIMA, M. S. L. A formação contínua dos professores nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. 2001. 188 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
______.Vida e trabalho – Articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores. In: BRASIL. Ministério da Educação. 96. Formação Contínua de professores. Boletim 13. Agosto, 2005.
PARO, V. H. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, L. M. C. (Org.). Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis: DP ET Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.
______. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, K. A. C. P. C. da. A Formação de Professores para a Educação Integral na Escola de Tempo Integral: Impasses e Desafios. In: ROSA, S. V. L.; BRANDÃO, A. A. et al (Orgs.) Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral: formação de professores, currículo e trabalho pedagógico. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.