Furter/continuing education in full-time schoolls: narratives of possibilities for teaching practice
Keywords:
Educação. Escola de tempo integral. Professor. Formação contínua.Abstract
This article studies possibilities for the further/continuing education of teachers who work in full-time schools. It aims to dialogue with the narratives of teachers who work in elementary education of a full-time school on the processes of further/continuing education. Their considerations present perspectives for the construction / reconstruction of practices that include reflection on teaching. The research is qualitative and consists of a case study. It interprets data by using the technique of content analysis, and its theoretical reference includes discussions that emphasize teachers’ practice and further/continuing education (LIMA, 2001; PIMENTA 1994; LIMA, 2005; PIMENTA, 2012). It bases a theoretical perspective that highlights integral education as the extension of daily time at school in different ways (CAVALIERE, 2002, 2004, 2007, 2009).
Keywords: Full-time school. Teacher. Further/contiuing education.
References
ALMEIDA, M. I. Formação contínua de professores. In: BRASIL. Ministério da Educação. Formação Contínua de professores. Boletim 13. Agosto, 2005.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa: Vol. 13. Brasília: Editora Liber Livros, 2008.
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 1998.
BAUER, M.; GASKELL, G. (Eds.). Qualitative researching with text, image, and sound. Londres: Sage, 2008.
BRASIL. Ministério de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - artigo 34.1996.
CAVALIERE. A. M. Escola de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em aberto, Brasília, v. 22, n. 80, 2007.
______. A. M.; BRAGANCA, I. F. S. Educação integral: reivindicação da experiência nos tempos e saberes pelos estudantes de Itaboraí. 2015.
FUSARI, J.C.; FRANCO, A. de P. A formação contínua como um dos elementos organizadores do projeto político-pedagógico da escola. In: BRASIL. Ministério da Educação. Formação contínua de professores. Salto para o futuro/TV Escola. Boletim 13, Agosto 2005, p. 18 a 23. Disponível em: Acesso 07 mar. 2019.
GARCIA, M.C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Ed. Porto, 1995.
GOMES, A. A. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n.2, jul./dez. 2005.
LIBÂNEO J. C. Escola de tempo integral em questão: Lugar de acolhimento social ou de ensino-aprendizagem? In: BARRA, V. M. L. (Org) Educação: ensino, espaço e tempo na escola de tempo integral. Goiânia: UFG, 2014.
LIMA, M. S. L. A formação contínua dos professores nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. 2001. 188 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
______.Vida e trabalho – Articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores. In: BRASIL. Ministério da Educação. 96. Formação Contínua de professores. Boletim 13. Agosto, 2005.
PARO, V. H. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, L. M. C. (Org.). Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis: DP ET Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.
______. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, K. A. C. P. C. da. A Formação de Professores para a Educação Integral na Escola de Tempo Integral: Impasses e Desafios. In: ROSA, S. V. L.; BRANDÃO, A. A. et al (Orgs.) Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral: formação de professores, currículo e trabalho pedagógico. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.