Fundamentos da Educação a Distância no sistema semipresencial de Licenciatura em Pedagogia

Autores

  • Fabio Giordano
  • Patrícia Sanches Giordano
  • Cláudia Farias Santos da Silva
  • Rosa Cristina Martins Soares da Silva

Palavras-chave:

disciplina semipresencial, web 2.0, legislação EAD

Resumo

 O objetivo do trabalho é investigar os motivos e a forma como a oferta da Educação a Distância (EAD) neste sistema híbrido evoluiu até ser adotada pelos cursos de graduação em licenciatura, tomando-se, como exemplo, um curso de uma faculdade de Pedagogia da Baixada Santista, seis anos após a referida legislação entrar em vigor. A hipótese de que os princípios interativos de ciberespaço e cibercultura da Web 2.0, paradigma da Internet dos anos 2000, deveriam reger também a educação não presencial, foi avaliada através de uma entrevista prática com um grupo de alunos de um curso de Pedagogia, matriculados no último ano do mesmo, e, que já haviam participado de seis disciplinas em EAD, ao longo dos primeiros anos. A investigação com estes alunos confirmou a percepção do grupo e corroborou elementos da pesquisa teórica, de que os fundamentos de EAD ainda não são plenamente conhecidos e praticados pela população acadêmica que utiliza o modelo semipresencial. Este trabalho conclui que o uso da EAD na modalidade semipresencial ainda precisa ser aprimorado, sob o risco de se criar um estigma de que esta estratégia é uma forma menos importante de educação. 

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Publicado

2011-09-26

Como Citar

Giordano, F., Giordano, P. S., Silva, C. F. S. da, & Silva, R. C. M. S. da. (2011). Fundamentos da Educação a Distância no sistema semipresencial de Licenciatura em Pedagogia. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 266–280. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/112