Positive and negative impacts of digital technologies on Education and teacher role
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1141Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Impactos positivos. Impactos negativos. Educação. Professor.Resumo
The aim of this study is to analyze the impacts digital technologies have had on teachers’ education and life through a systematic literature review. In order to achieve the proposed objective, a survey of academic production (articles and dissertations) was conducted in Scielo, Scopus and Catalog of Theses and Dissertations databases. After filter inclusion and exclusion criteria detailed in the methodology were applied, six studies that comprise the basis for this article were identified. There are several positive impacts with the use of new technologies in education with regard to methodologies, interaction, and in the inclusion of digital native students in the teaching and learning process; however, there are mainly physical and operational barriers that hinder the implementation of technologies in education.
Referências
ALMEIDA, Patricia. Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Investigação às Práticas, Lisboa, v. 8, n. 1, p. 4-21, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S218213722018000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03/03/2021
AZEVEDO, Nadia Pereira Gonçalves de; BERNARDINO JUNIOR, Francisco Madeiro; DAROZ, Elaine Pereira. O professor e as novas tecnologias na perspectiva da análise do discurso: (des) encontros em sala de aula. Linguagem em (dis)curso, Tubarão , v. 14, n. 1, p. 15-27, Apr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322014000100002&lng=en&nrm=iso.> Acesso em: on 21 May 2021.
BAUER, Harald; PATEL, Mark; VEIRA, Jan. A internet das coisas: avaliando a oportunidade. McKinsey & Company, 2014. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/industries/semiconductors/our-insights/the-internet-of-things-sizing-up-the-opportunity>. Acesso em: 22/09/2020.
BERALDO, Rossana Mary Fujarra; MACIEL, Diva Albuquerque. Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2016, vol.20. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572016000200209&script=sci_abstract&tlng=pt.>
BRIZOLA, Jairo. Tecnologias e educação: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. 2017. 177 p. f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5003624
CHIOSSI, Renata Reis; COSTA, Christine Sertã. Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. 2018. Belo Horizonte - MG, v. 11, n. 2, p. 160–176, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.160-176. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798>. Acesso em: 05/10/2020.
DERECZYNSKI, Raphael Silberman. Novas tecnologias educacionais e avaliação da aprendizagem: Um desafio apresentado à educação. In: 9º Congresso Ibérico de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI). Barcelona, 2014. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=6876962>
LAAMARTI. Fedwa; EID, Mohamad; SADDIK, Abdulmotaleb El. An Overview of Serious Games. International Journal of Computer Games Technology. 2014. 10.1155/2014/358152. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/286573155_An_Overview_of_Serious_Games>. Acesso em: 20/09/2020.
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL: SABERES FAZERES ESCOLARES EM EXPOSIÇÃO NAS REDES. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 215-224, ago. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026. Acesso em: 23 abr. 2021.
MILLÁN, José Antonio. Breve historia de la internet. El fruto caliente de la guerra fría. Versión ampliada de lo publicado en Protagonistas del Siglo XX, 31, coleccionable de El país, 1999. Disponível em: <http://jamillan.com/histoint.htm.> Acesso em: 15/11/2020.
OECD (2019). The road to 5G networks: Experience to date and future development. OECD Digital Economy Papers, No. 284, OECD Publishing, Paris. Disponível em: <https://doi.org/10.1787/2f880843-en>. Acesso em: 28/09/2020.
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. SÁ, Marcia Souto Maior Mourão. CARVALHO, Caio Abitbol.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora SENAC, 2012.
REDECKER, C; PUNIE, Y. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. EUR 28775 EN. Publications Ofce of the European Union, Luxembourg, 2017, ISBN 978-92-79-73494-6, doi:10.2760/159770, JRC107466.
RUS, Daniela. A Decade of Transformation in Robotics. In: Towards a New Enlightenment? A Transcendent Decade. Madrid: BBVA, 2018, p.188-202. Disponível em: <https://www.bbvaopenmind.com/en/books/towards-a-new-enlightenment-a-transcendent-decade/>. Acesso em:30/09/2020.
SACCOL, Amarolinda Zanela; REINHARD, Nicolau. Tecnologias de informação móveis, sem fio e ubíquas: definições, estado-da-arte e oportunidades de pesquisa. Rev. adm. contemp. [online]. 2007, vol.11, n.4 [cited 2021-04-23], pp.175-198. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565552007000400009&lng=en&nrm=iso>.
TAVARES, Guilherme Henrique Peterline. SOUZA, Cleyton Santana de Souza. Perspectivas para o ensino híbrido pós-pandemia. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. V. 1 N. 12 . 2021. Disponível em: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1588. Acesso em: 21/09/2020>
VIEIRA, Ângela Cristina. A linguagem e as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. Ijuí, 2016. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3788033
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.