Positive and negative impacts of digital technologies on Education and teacher role

Autores/as

  • Marcileni dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roderval Marcelino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1141

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Impactos positivos. Impactos negativos. Educação. Professor.

Resumen

The aim of this study is to analyze the impacts digital technologies have had on teachers’ education and life through a systematic literature review. In order to achieve the proposed objective, a survey of academic production (articles and dissertations) was conducted in Scielo, Scopus and Catalog of Theses and Dissertations databases. After filter inclusion and exclusion criteria detailed in the methodology were applied, six studies that comprise the basis for this article were identified. There are several positive impacts with the use of new technologies in education with regard to methodologies, interaction, and in the inclusion of digital native students in the teaching and learning process; however, there are mainly physical and operational barriers that hinder the implementation of technologies in education.

Biografía del autor/a

Marcileni dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC no programa PPGTIC. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade São Fidélis - Grupo CENSUPEG (2019). Graduada em Pedagogia pela FAEL (2019). Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino pela FUCAP em (2007). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2001).

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor e mestre em Mídia e Conhecimento pela UFSC. Graduado em Pedagogia pela UNOCHAPECO; Estágio Pós Doutoral de estudos e pesquisas na UNED Madrid; Professor na UFSC na graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação e na pós-graduação no PPEGC e PPGTIC da UFSC. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação -PPGTIC. Conselheiro Ciêntifico da ABED ( Associação Brasileira de Educação a Distancia); Avaliador da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - (RBAAD). Orientador nas linhas de pesquisa: Mídia e Conhecimento e Gestão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento no CNPQ. Avaliador Ad-Hoc para Educação a Distância do INEP; CAPES/UAB e CEE-SC. Já atuou como Vice Reitor Convidado na Universidade Estadual do Tocantins; Chefe da Assessoria Técnica da Fundação Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins; Cordenador UAB; Gerente Executivo do LED/DeGC/UFSC (Laboratorio de Educação a Distância); Diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); Chefe do Serviço de Expediente do DeGC/UFSC (Departamento de Engenharia do Conhecimento); Supervisor do LANTEC/CED/UFSC; Diretor técnico da TV FLORIPA - NET ? Fpolis; Coordenador do Pólo da ABED/SC; Professor no curso de pedagogia da UNIVALI.Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFSC. Atua em educação a distância desde a década de 90, tendo concluído orientações em TCC, especialização, dissertação e tese; Integrou em mais de 60 bancas de defesa de monografia, dissertação de Mestrado e tese de Doutorado; Participação em mais de 50 comissões de avaliação e credenciamento para Educação a Distância da SESU; SEED; INEP; CAPES/UAB e CEE-SC Áreas de pesquisa: Projeto; Gestão e Legislação de Educação a Distância; Desenho Educacional; Sistemas de Tele/Videoconferência; Tecnologia Educacional; TV digital; Convergência de Mídias; Educação Continuada; Educação de Adultos; Teorias de Aprendizagem; Midia e Conhecimento; Gestao do Conhecimento, Competencias Digitais, Literacia Digital.

Roderval Marcelino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós doutorado pela ULSTER University na Irlanda do Norte. Doutorado e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (conceito 7 CAPES). Especialização em Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC(1998). Graduação em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL (1998). Atualmente é Professor com dedicação exclusiva da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Embarcados, atuando principalmente nos seguintes temas: microprocessadores, automação, energias renováveis, software e informática na educação. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ LPA-Laboratório de Pesquisa Aplicada. Integrante e pesquisador do laboratório de pesquisas LABTEL.

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Santos, M. dos, Spanhol, F. J., & Marcelino, R. . (2022). Positive and negative impacts of digital technologies on Education and teacher role . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1038–1053. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1141