Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços

Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces

Autores

  • Jonas Emanuel Pinto Magalhães Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Moacyr Salles Ramos Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Pedagogia, Ciência da Educação, Saberes Pedagógicos.

Resumo

O presente artigo apresenta o processo de construção e desenvolvimento do projeto Pedagogos em Cena desde o seu nascedouro, por iniciativa de um grupo de profissionais pedagogos lotados na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense até a sua integração ao Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, assumindo, em razão da pandemia do Covid 19, o formato virtual. O projeto em questão objetiva a promoção do intercâmbio entre pedagogos, estudantes do curso de pedagogia e pesquisadores, dando visibilidade aos saberes e sentidos construídos pela reflexão teórico-prática de pedagogos atuantes em espaços educativos escolares e não-escolares. Na primeira parte deste artigo discute-se a Pedagogia enquanto Ciência, a produção de saberes pelos pedagogos e o papel destes como investigadores da práxis pedagógica. Na segunda parte, discute-se e avalia-se, através de um relato reflexivo, a pertinência e os resultados alcançados pelo referido projeto até o presente momento.

Biografia do Autor

Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Universidade Federal Fluminense - UFF

Pedagogo. Doutorando em Políticas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Atua como pedagogo na Universidade Federal Fluminense e como docente no curso de formação de professores em nível médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Desenvolve, no âmbito da rede estadual de ensino, atividades como professor supervisor do PIBID/UNIRIO atuando com alunos bolsistas de diferentes licenciaturas no referido programa. Atua ainda como professor colaborador do curso de extensão "Políticas Públicas de Qualificação Profissional, Emprego e Renda para Jovens e Adultos Trabalhadores" desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Moacyr Salles Ramos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Orientação Educacional pelo Instituto a Vez do Mestre (IAVM), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Atualmente trabalha como pedagogo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e como professor orientador educacional na prefeitura de Duque de Caxias. Integra o grupo de pesquisa Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS) da PUC- Rio e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política e Trabalho (GEPET) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008

CRUZ, Giseli Barreto. Curso de Pedagogia no Brasil. História e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

DURKEIM, Émile. Educação e sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

EDELSTEIN, Gloria E. Pedagogos e Docentes Universitários: uma relação paradoxal. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro, CUNHA, Maria Isabel (Orgs). Desmistificando a profissionalização do magistério. Papirus Editora, 1999.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2012. Mimeo.

FABRE, Michel. Existem saberes pedagógicos. HOUSSAYE, Jean et al (Org). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FRANCO, Maria Amélia; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 63-97, jan. 2007

______. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

GHIRALDELLI JR. Paulo. O que é Pedagogia. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

HOUSSAYE, Jean. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In HOUSSAYE, Jean et al (Org). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia? In PIMENTA, Selma Garrido (Org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2011.

______ . Pedagogia e pedagogos: para quê? São Paulo: Cortez, 2005.

NAPAIS – FEUFF. Proposta de acompanhamento pedagógico. 2014. Mimeo.

_______. Programa pedagógico de orientação acadêmico-profissional. 2016. Mimeo.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2006.

______. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática in: Pimenta, Selma Garrido (Org.) Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 2005.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2012

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

SEVERO, José Leonardo R.de Lima. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. (2015). 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SILVA, Carmem Silvia Bissoli. Curso de Pedagogia no Brasil: História e Identidade. São Paulo: Autores Associados, 1999.

SILVA, Lauraci Dondé; OLIVEIRA, Mauro; ZARDO; Rosane Rossi; REDIVO, Andreá Betio. Reopção de curso: em busca de adaptação à vida universitária. Disponível em: http://docplayer.com.br/7469929-Reopcao-de-curso-em-busca-da-adaptacao-a-vida-universitaria.html. Acesso em 05/08/21.

SOËTARD, Michel. Ciência (s) da educação ou sentido da educação? A saída pedagógica. In HOUSSAYE, Jean et al (Org). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2021-11-14