Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços
Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1164Palavras-chave:
Pedagogia, Ciência da Educação, Saberes Pedagógicos.Resumo
O presente artigo apresenta o processo de construção e desenvolvimento do projeto Pedagogos em Cena desde o seu nascedouro, por iniciativa de um grupo de profissionais pedagogos lotados na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense até a sua integração ao Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, assumindo, em razão da pandemia do Covid 19, o formato virtual. O projeto em questão objetiva a promoção do intercâmbio entre pedagogos, estudantes do curso de pedagogia e pesquisadores, dando visibilidade aos saberes e sentidos construídos pela reflexão teórico-prática de pedagogos atuantes em espaços educativos escolares e não-escolares. Na primeira parte deste artigo discute-se a Pedagogia enquanto Ciência, a produção de saberes pelos pedagogos e o papel destes como investigadores da práxis pedagógica. Na segunda parte, discute-se e avalia-se, através de um relato reflexivo, a pertinência e os resultados alcançados pelo referido projeto até o presente momento.
Referências
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008
CRUZ, Giseli Barreto. Curso de Pedagogia no Brasil. História e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
DURKEIM, Émile. Educação e sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
EDELSTEIN, Gloria E. Pedagogos e Docentes Universitários: uma relação paradoxal. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro, CUNHA, Maria Isabel (Orgs). Desmistificando a profissionalização do magistério. Papirus Editora, 1999.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2012. Mimeo.
FABRE, Michel. Existem saberes pedagógicos. HOUSSAYE, Jean et al (Org). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FRANCO, Maria Amélia; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 63-97, jan. 2007
______. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
GHIRALDELLI JR. Paulo. O que é Pedagogia. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
HOUSSAYE, Jean. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In HOUSSAYE, Jean et al (Org). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia? In PIMENTA, Selma Garrido (Org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2011.
______ . Pedagogia e pedagogos: para quê? São Paulo: Cortez, 2005.
NAPAIS – FEUFF. Proposta de acompanhamento pedagógico. 2014. Mimeo.
_______. Programa pedagógico de orientação acadêmico-profissional. 2016. Mimeo.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2006.
______. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática in: Pimenta, Selma Garrido (Org.) Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2012
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
SEVERO, José Leonardo R.de Lima. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. (2015). 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SILVA, Carmem Silvia Bissoli. Curso de Pedagogia no Brasil: História e Identidade. São Paulo: Autores Associados, 1999.
SILVA, Lauraci Dondé; OLIVEIRA, Mauro; ZARDO; Rosane Rossi; REDIVO, Andreá Betio. Reopção de curso: em busca de adaptação à vida universitária. Disponível em: http://docplayer.com.br/7469929-Reopcao-de-curso-em-busca-da-adaptacao-a-vida-universitaria.html. Acesso em 05/08/21.
SOËTARD, Michel. Ciência (s) da educação ou sentido da educação? A saída pedagógica. In HOUSSAYE, Jean et al (Org). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.