Estratégias metodológicas utilzadas em Educação Musical de cegos a partir da abordagem Orff-Schulwerk

Autores

  • Isabel Cristina Dias Bertevelli

Palavras-chave:

educação musical, deficiência visual, formação de educadores, Orff-Schulwerk

Resumo

O relato pretende mostrar caminhos utilizados no trabalho musical com alunos do Instituto de Cegos Padre Chico, a partir de aspectos da abordagem Orff-Schulwerk, dentro do contexto da expressão vocal, instrumental e corporal. Pudemos refletir sobre algumas ações: como se processa o desenvolvimento musical de deficientes visuais (cegos); de que maneira o movimento faz sentido para a pessoa que não vê e qual o papel do educador frente ao desafio da inclusão de deficientes visuais. Reflexões e experiências que servem como parâmetro para condutas no caminho de uma Educação Musical que privilegie todos, independente de sua condição ou limitação.

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Como Citar

Bertevelli, I. C. D. (2012). Estratégias metodológicas utilzadas em Educação Musical de cegos a partir da abordagem Orff-Schulwerk. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 301–313. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/118