Estratégias metodológicas utilzadas em Educação Musical de cegos a partir da abordagem Orff-Schulwerk

Authors

  • Isabel Cristina Dias Bertevelli

Keywords:

educação musical, deficiência visual, formação de educadores, Orff-Schulwerk

Abstract

O relato pretende mostrar caminhos utilizados no trabalho musical com alunos do Instituto de Cegos Padre Chico, a partir de aspectos da abordagem Orff-Schulwerk, dentro do contexto da expressão vocal, instrumental e corporal. Pudemos refletir sobre algumas ações: como se processa o desenvolvimento musical de deficientes visuais (cegos); de que maneira o movimento faz sentido para a pessoa que não vê e qual o papel do educador frente ao desafio da inclusão de deficientes visuais. Reflexões e experiências que servem como parâmetro para condutas no caminho de uma Educação Musical que privilegie todos, independente de sua condição ou limitação.

How to Cite

Bertevelli, I. C. D. (2012). Estratégias metodológicas utilzadas em Educação Musical de cegos a partir da abordagem Orff-Schulwerk. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 301–313. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/118