Pedagogia como Ciência: uma análise a partir do pensamento de Dermeval Saviani
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1181Palavras-chave:
Ciência. Epistemologia. Escola. Intelectuais. Intencionalidade.Resumo
Neste estudo, investigamos a Pedagogia como Ciência, conforme defendida por Dermeval Saviani. Sabe-se que, no Brasil, não é comum analisar a possibilidade de tomá-la como uma Ciência. Além disso, não há consenso sobre quais pressupostos científicos compõem a àrea. Por outro lado, os que negam sua cientificidade argumentam que a educação é objeto de outras Ciências. Diante disso, utilizamos o texto de Dermeval Saviani (2008), Pedagogia e ciência(s) da educação, para mostrar que a Pedagogia é o campo de investigação científica dos processos de socialização e didatização intencional dos conhecimentos, pois lidar pedagogicamente com os conteúdos e os educandos é uma especificidade dessa área. Por isso, não podemos endossar a docência como o aspecto que caracteriza ou hegemoniza a Pedagogia. Por fim, fomentamos que a consciência de um trabalho intencional e sistemático dos saberes escolares para a promoção humana legitima a Pedagogia como uma Ciência relativamente autônoma.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. A crise na Cultura: sua importância social e política, São Paulo: Perspectiva, 2005. P. p. 248-281.
BOAVIDA, João. AMADO, João. Ciência da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.
BOAVIDA, João. AMADO, João. A especificidade do educativo: seu potencial teórico e prático. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 40-1, 2006. P. 43-61.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Caminhos Históricos da Pedagogia. In: Pedagogia como ciência da educação. Campinas - São Paulo: Papirus, 2003.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas / Antônio Gramsci; tradução de Manuel Cruz: São Paulo: Martins Fontes, 1978.
GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História; Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP& A, 2005.
GRANGER, Gilles-Gaston. A Ciência e as Ciências. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 1994. Cap. I-II-III.
HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia Geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. P. 129-141.
RÖHR, Ferdinand. Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da Educação. Dossiê sobre a Epistemologia e Teorias da Educação no Brasil: balanço e perspectivas. In: I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação – EPISTED. Campinas, São Paulo, 2006.
SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: estrutura e sistema. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1975.
SAVIANI, Dermeval. Filosofia da Educação Brasileira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1992.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 25. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Educação do Senso Comum à Consciência Filosófica. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, Dermeval. O pensamento pedagógico brasileiro: da aspiração à ciência à ciência sob suspeição. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 21, n. 42, P. 13-35, jul./dez., 2007.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.