Pedagogia como Ciência: uma análise a partir do pensamento de Dermeval Saviani
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1181Mots-clés :
Ciência. Epistemologia. Escola. Intelectuais. Intencionalidade.Résumé
Neste estudo, investigamos a Pedagogia como Ciência, conforme defendida por Dermeval Saviani. Sabe-se que, no Brasil, não é comum analisar a possibilidade de tomá-la como uma Ciência. Além disso, não há consenso sobre quais pressupostos científicos compõem a àrea. Por outro lado, os que negam sua cientificidade argumentam que a educação é objeto de outras Ciências. Diante disso, utilizamos o texto de Dermeval Saviani (2008), Pedagogia e ciência(s) da educação, para mostrar que a Pedagogia é o campo de investigação científica dos processos de socialização e didatização intencional dos conhecimentos, pois lidar pedagogicamente com os conteúdos e os educandos é uma especificidade dessa área. Por isso, não podemos endossar a docência como o aspecto que caracteriza ou hegemoniza a Pedagogia. Por fim, fomentamos que a consciência de um trabalho intencional e sistemático dos saberes escolares para a promoção humana legitima a Pedagogia como uma Ciência relativamente autônoma.
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