Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores

Autores

  • José Carlos Libâneo Universidade Católica de Goiás - GO

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. Políticas de formação dos profissionais da educação. Conhecimento pedagógico. Formação pedagógica. Formação docente

Resumo

A Resolução do CNE que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pedagogia reacende o debate em torno da natureza do conhecimento pedagógico, do curso de Pedagogia, dos cursos de licenciatura para a formação de professores e do exercício profissional de professores e especialistas em educação. Este artigo traz uma exposição crítica ao conteúdo do documento, indicando que mantém antigas imprecisões conceituais com relação ao campo pedagógico que não contribuem para a superação de problemas acumulados na legislação sobre o assunto e, por isso, pouco avança na promoção da melhoria qualitativa das escolas de educação básica do país. As insuficiências dos pontos de vista teórico e prescritivo da Resolução demandam um outro entendimento do conceito de Pedagogia e, em consequência, outra opção curricular para a formação profissional de educadores, sejam eles professores ou especialistas em educação.

Palavras-chave: Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. Políticas de formação dos profissionais da educação. Conhecimento pedagógico. Formação pedagógica. Formação docente

Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, Universidade Católica de Goiás - GO

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-Doutorado pela Universidade de Valladolid – Espanha (2005). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Projeto de Resolução do CNE. Brasília, DF, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Comissão de Especialistas do Curso de Pedagogia. Proposta de diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. Brasília, DF: MEC/SESU, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Goiás. Resolução CCEP n.207 e exposição de motivos. 1984.

ENCONTRO Nacional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), 6., 1992, Belo Horizonte. Documento final. Belo Horizonte: ANFOPE, 1992.

ENCONTRO Nacional da Comissão pela Reformulação dos Cursos de Formação do Educador, 2., 1986. Documento final. Goiânia: CONARCFE, 1986.

ENCONTRO Nacional da Comissão pela Reformulação dos Cursos de Formação do Educador., 5. 1990, Belo Horizonte. Documento final. Belo Horizonte: CONARCFE, 1990.

ENCONTRO Nacional de Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, 1983, Belo Horizonte. Documento final. Belo Horizonte, 1983.

DURKHEIM, É. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

FORUM DE DIRETORES DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS (FORUMDIR). Considerações sobre a Proposta de Diretrizes do CNE. Maceió, 2005.

FRANCO, M.A.S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003a.

FRANCO, M.A.S. A Pedagogia para além dos confrontos. In: Fórum de Educação: pedagogo, que profissional é esse? 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: FAE/CBH/UEMG, 2003b. v. 1, p. 39-68.

FRANCO, M.A.S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENCONTRO Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Anais... : educação formal e não-formal, processos formativos e saberes pedagógicos. Recife: Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.

FRANCO, M.A.S.; LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, S.G. Elementos teóricos e práticos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, 37, jan.-abr., 2007.

HERBART, J.F. Pedagogia geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

LIBÂNEO, J.C. Ainda as perguntas: o que é Pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J.C. O debate sobre o estudo científico da educação: ciência pedagógica ou ciências da educação? Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 10, n. 2, jul./dez. 2003.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2005a. LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, 2005b.

LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, S.G. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239-77, 1999.

MIALARET, G. Pédagogie générale. Paris: Presses Universitaires de France, 1991. PARO, V.H. Administração escolar: introdução crítica. 9. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1986.

PIMENTA, S.G. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

PIMENTA, S.G. Para uma re-significação da didática: ciências da educação, Pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: PIMENTA, S.G. (Org). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997. p. 19-76.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: PIMENTA, S.G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

QUINTANAS CABANAS, J.M. Teoria de la educación: concepción antinómica de la educación. Madri: Dykinson, 1995.

RASIA, J.M. Pedagogia e educação ou de como falar sobre o óbvio. Cadernos CEDES, Campinas, n. 2, p. 21-22, 1980.

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983. SUCHODOLSKI, B. La educación humana del hombre. Barcelona: Laia, 1977.

SUCHODOLSKI, B. La educación humana del hombre. Barcelona: Laia, 1977.

Downloads

Publicado

2021-11-14