Docência em Educação Física: uma análise do trabalho de professores em escolas públicas e privadas

Autores

  • Igor Giorgi Ribeiro Godoi Universidade Federal de Goiás
  • Luana Zanotto Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação física escolar, Rede pública, Rede privada, Trabalho docente

Resumo

A presente pesquisa objetiva identificar e compreender os aspectos que compõem o trabalho de professores recém-formados em Educação Física em escolas públicas e privadas. De natureza qualitativa, participaram deste estudo dois professores inseridos nos dois modelos escolares. Os dados, recolhidos via entrevista e tratados pela Análise de Conteúdo, demonstram convergências e divergências no trabalho docente. A semelhança repousa no trato comum dos elementos da cultura corporal e de práticas pedagógicas problematizadoras. Por outro lado, as diferenças de infraestrutura parecem influenciar as decisões didático-metodológicas, somado às prospectivas em relação à permanência na profissão e motivação pela carreira docente.

Biografia do Autor

Igor Giorgi Ribeiro Godoi, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás. Professor de Educação Física.

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil. Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Educação Física pela UFSCar.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Como Citar

Godoi, I. G. R., & Zanotto, L. . (2022). Docência em Educação Física: uma análise do trabalho de professores em escolas públicas e privadas . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 527–547. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1193