Análise de Teses e Dissertações sobre a Educação Estética na Formação Continuada de/as professores/as na Educação Infantil

Autores

  • Poliana Hreczynski Ribeiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1194

Palavras-chave:

Educação Estética. Formação continuada. Educação Infantil. Teses e dissertações.

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar teses e dissertações depositadas no Banco de Teses e Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2014 a 2019 sobre a Educação Estética na formação continuada de/as professores/as da Educação Infantil. Como referenciais teórico-metodológicos foram utilizados a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, pois essas teorias apresentam subsídios para refletir, planejar e organizar a práxis pedagógica. No processo de busca, encontrou-se um total de 06 trabalhos, sendo 01 tese e 05 dissertações. Para a análise das publicações foram elaborados quadros e gráficos, nos quais foram distribuídas informações relevantes sobre as pesquisas analisadas. Além disso, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), por meio da qual foram elaboradas categorias de análise. A partir dos resultados, verificou-se uma escassez de produções científicas e a necessidade de estudos e pesquisas sobre a temática

Biografia do Autor

Poliana Hreczynski Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É bolsista (CAPES) e Representante Discente no Conselho Acadêmico do PPE/UEM.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Solange Franci Raimundo Yaegashi é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

 

Marcos Vinicius Francisco , Universidade Estadual de Maringá

Marcos Vinicius Francisco é doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).  Atualmente é Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV), do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Ribeiro, P. H., Yaegashi, S. F. R., & Francisco , M. V. . (2022). Análise de Teses e Dissertações sobre a Educação Estética na Formação Continuada de/as professores/as na Educação Infantil . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1157–1175. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1194