Paradoxos do Ser Humano como desafio à Educação.

Autores

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1247

Palavras-chave:

Ser humano. Paradoxo. Educação. Filosofia da Educação. Liberdade

Resumo

Há paradoxos importantes relacionados à compreensão do ser humano. O problema desse artigo é a existência de paradoxos concernentes ao ser humano. Selecionamos dois paradoxos para essa pesquisa: 1)Tornar-se um ser humano completo se um ser humano já é completo;2) Conquista da liberdade por seres humanos que já nascem livres. Os objetivos são trazer a discussão para a Educação e contribuir com educadores para pensarem mais sobre seus educandos porque são seres humanos. Esses dois paradoxos são analisados na perspectiva da Educação. A fundamentação teórica está baseada principalmente na filosofia de Maritain e na filosofia de von Hildebrand. Ambos indagam sobre o ser humano e oferecem elementos não só para a própria filosofia, mas também para a Educação. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Ricoeur. Concluímos que esses dois paradoxos podem ser solucionados pela Educação. Pesquisas sobre esse assunto devem continuar.

Biografia do Autor

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação PUC-Rio. Doutorado em Filosofia da Educação Brasileira - UFRJ.  Pos-doutoramento em Filosofia da Educação - Ética e Moral - Association for Moral Education

 

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Costa Lins, M. J. S. da. (2022). Paradoxos do Ser Humano como desafio à Educação . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 377–397. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1247