Paradoxos do Ser Humano como desafio à Educação.

Auteurs-es

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1247

Mots-clés :

Ser humano. Paradoxo. Educação. Filosofia da Educação. Liberdade

Résumé

Há paradoxos importantes relacionados à compreensão do ser humano. O problema desse artigo é a existência de paradoxos concernentes ao ser humano. Selecionamos dois paradoxos para essa pesquisa: 1)Tornar-se um ser humano completo se um ser humano já é completo;2) Conquista da liberdade por seres humanos que já nascem livres. Os objetivos são trazer a discussão para a Educação e contribuir com educadores para pensarem mais sobre seus educandos porque são seres humanos. Esses dois paradoxos são analisados na perspectiva da Educação. A fundamentação teórica está baseada principalmente na filosofia de Maritain e na filosofia de von Hildebrand. Ambos indagam sobre o ser humano e oferecem elementos não só para a própria filosofia, mas também para a Educação. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Ricoeur. Concluímos que esses dois paradoxos podem ser solucionados pela Educação. Pesquisas sobre esse assunto devem continuar.

Biographie de l'auteur-e

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação PUC-Rio. Doutorado em Filosofia da Educação Brasileira - UFRJ.  Pos-doutoramento em Filosofia da Educação - Ética e Moral - Association for Moral Education

 

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Publié-e

2022-05-03

Comment citer

Costa Lins, M. J. S. da. (2022). Paradoxos do Ser Humano como desafio à Educação . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 377–397. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1247