O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação

Autores

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Respeito, Pessoa, Filosofia da Educação, Processo da Educação

Resumo

Esse artigo pesquisa o papel do respeito à pessoa na Filosofia da Educação. Educação é uma atividade guiada por fins conforme uma perspectiva filosófica. Apresentamos respeito como ponto principal para que uma Filosofia seja realmente entendida no contexto da Educação. Mais que um direito humano, respeito é intrínseco às pessoas; por isso não pode ser negligenciado quando se pensa sobre Educação. O problema deste ensaio é a ideia de respeito como condição central para Educação. O objetivo é mostrar a necessidade de se construir uma Filosofia da Educação baseada em respeito. A fundamentação teórica é o pensamento de filósofos que consideram primeiramente a ideia da pessoa. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur que possibilita ao leitor seguir o fio da ideia. Concluímos que, se não há respeito à pessoa, não há um real processo da Educação embora esse pareça se desenvolver.

 

Palavras-chave: Respeito; Pessoa; Filosofia da Educação; Processo da Educação

 

Respect to people in Education within a Philosophy of Education

Abstract:  This article researches into the respect to people within the Philosophy of Education. Education is an activity guided by aims from a philosophical perspective. We present respect as the main aspect for a philosophy to be really understood in an educational context. Because respect is more than a human right and it is intrinsic to people, it cannot be neglected when we think about Education. The issue of this essay is the idea of respect as a core condition to Education. The objective of the article is to show the necessity to develop a Philosophy of Education based on respect. Theoretical foundation is the thought of philosophers who first of all consider the idea of person. The methodological approach is Paul Ricoeur’s hermeneutics that enables readers to follow the thread of an idea. We conclude that, if there is no respect to people, there will not be a real educational process.

 

Key words: Respect. Person. Philosophy of Education. Educational Process

Biografia do Autor

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação PUC-Rio

Doutorado em Filosofia da Educação Brasileira - UFRJ

Pos-doutoramento em Filosofia da Educação - Ética e Moral - Association for Moral Education

 

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Costa Lins, M. J. S. da. (2019). O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(22), 497–511. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783