25 anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais Ética
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1289Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Ética, Educação Moral, Tema TransversalResumo
O problema dessa pesquisa é a questão do ensino/aprendizagem de Ética na escola brasileira. Considerando a relevância do volume 8, destinado ao tema Ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), que completam em 2022 exatos 25 anos desde seu lançamento, é apresentada uma análise deste documento. O objetivo é identificar as características do conceito de Ética no volume 8 dos PCNs. A metodologia é a interpretação do texto fundamentada na hermenêutica de Paul Ricoeur (1990). Destacam-se os quatro pilares Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, apresentados nos referidos Parâmetros, como elementos primordiais. A análise dos PCNs Ética levou à conclusão que há falta de clareza quanto à concepção de Ética presente neste documento e que é necessária uma discussão profunda do documento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.