25 anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais Ética

Autores

  • Daniela Honorio de Sousa Brito Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1289

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Ética, Educação Moral, Tema Transversal

Resumo

O problema dessa pesquisa é a questão do ensino/aprendizagem de Ética na escola brasileira. Considerando a relevância do volume 8, destinado ao tema Ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), que completam em 2022 exatos 25 anos desde seu lançamento, é apresentada uma análise deste documento. O objetivo é identificar as características do conceito de Ética no volume 8 dos PCNs. A metodologia é a interpretação do texto fundamentada na hermenêutica de Paul Ricoeur (1990). Destacam-se os quatro pilares Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, apresentados nos referidos Parâmetros, como elementos primordiais. A análise dos PCNs Ética levou à conclusão que há falta de clareza quanto à concepção de Ética presente neste documento e que é necessária uma discussão profunda do documento.

Biografia do Autor

Daniela Honorio de Sousa Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do GPEE (Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação) da Faculdade de Educação da UFRJ. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Membro da Association for Moral Education desde 1999 e Membro do Comitê de Avaliação de Teses para o prêmio anual Association for Moral Education Kuhmerker Dissertation Award desde 2012. Desenvolveu pesquisa de pos-doutoramento sobre Filosofia da Educação e Ética, tendo apresentado trabalho final na Association for Moral Education Conference, Chicago, USA, 2002 com base na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre. É Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Daniela Honorio de Sousa Brito, & Costa Lins, M. J. S. da . (2022). 25 anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais Ética. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 603–619. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1289