25 anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais Ética
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1289Palabras clave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Ética, Educação Moral, Tema TransversalResumen
O problema dessa pesquisa é a questão do ensino/aprendizagem de Ética na escola brasileira. Considerando a relevância do volume 8, destinado ao tema Ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), que completam em 2022 exatos 25 anos desde seu lançamento, é apresentada uma análise deste documento. O objetivo é identificar as características do conceito de Ética no volume 8 dos PCNs. A metodologia é a interpretação do texto fundamentada na hermenêutica de Paul Ricoeur (1990). Destacam-se os quatro pilares Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, apresentados nos referidos Parâmetros, como elementos primordiais. A análise dos PCNs Ética levou à conclusão que há falta de clareza quanto à concepção de Ética presente neste documento e que é necessária uma discussão profunda do documento.
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