A assistência estudantil nas IES estaduais: a implementação do PNAEST na UENF

Autores

  • Carolina França Pessanha Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Ensino superior, Assistência estudantil, PNAEST

Resumo

O presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar o Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST), lançado pelo Governo Federal em 2010 e sua implementação na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) nos anos de 2011, 2012 e 2013. Foi realizado um estudo de natureza quanti-qualitativa por meio de entrevistas e análise documental. Constatamos que, apesar de o PNAEST ter sido instaurado com o objetivo de ampliar ações de assistência estudantil nas instituições de ensino superior públicas estaduais; o programa contribuiu, timidamente, para a consolidação de uma política de assistência estudantil voltada para as IES públicas estaduais, em função da sua descontinuidade e da sua articulação com os pressupostos da chamada nova gestão pública (NGP).

Biografia do Autor

Carolina França Pessanha, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutoranda em Políticas Sociais. Mestre em Políticas Sociais. Universidade Estadual do Norte
Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. 

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Educação pela Universidade Federal
Fluminense. Professora Associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde
2013.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

França Pessanha, C., & Maldonado da Silva, R. . (2022). A assistência estudantil nas IES estaduais: a implementação do PNAEST na UENF. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 620–634. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1283