Trabalho Docente por Projetos
perspectivas da comunicação e as metodologias de ensino no contexto de novas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1300Palavras-chave:
Novas Tecnologias, Comunicação, Educação, Trabalho DocenteResumo
Este artigo trata de um estudo sobre novas tecnologias, comunicação educacional e metodologia de ensino por projetos. Justifica-se o interesse neste tema, porque as metodologias didáticas no processo de ensino e aprendizagem, frente ao avanço acelerado das novas tecnologias digitais, estão entre os maiores desafios do docente, além de sua atualização contínua em relação ao conteúdo. Para tanto, o estudo fundamenta-se em discussões teóricas sobre a tecnologia e educação, considerações da Educomunicação e saberes docentes quanto à metodologia de ensino por projetos. Os objetivos são apresentar ideias teóricas sobre o uso das novas tecnologias no contexto escolar; evidenciar a importância das interações de linguagens e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem e compreender seus impactos na construção dos saberes docentes, quanto à metodologia de ensino por projetos. Para o desenvolvimento desta discussão, a metodologia baseia-se em pressupostos da pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, e análise temática de métodos de trabalho docente por projetos.
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