A fruição de crianças cegas com protótipos de jogos grafo-táteis

Autores

  • Waléria Freitas Oliveira Prado Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP/CEBRAV
  • Ana Paula Salles da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1328

Palavras-chave:

Criança cega, Jogos grafo-táteis, Fruição, Dificuldades

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a possibilidade de fruição de crianças cegas com protótipos de jogos grafo-táteis. A coleta de dados da pesquisa se deu por meio de entrevistas com 5 professores especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual; uma professora de apoio ligada à Educação Infantil; 3 crianças cegas; 4 crianças não cegas; e 3 mães responsáveis pelas crianças cegas, bem como pelas crianças não cegas que participaram da pesquisa. Os dados demonstram a importância da referência tátil para a fruição de jogos que fazem parte da cultura infantil e que as dificuldades estavam associadas a limitações próprias dos protótipos elaborados para a pesquisa, sendo estas dificuldades revistas para versão final do design dos jogos grafo-táteis.

Biografia do Autor

Waléria Freitas Oliveira Prado, Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP/CEBRAV

Mestra em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades e Superdotação pela Faculdade Delta. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Professora no Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP/CEBRAV. - waleriaoprado@yahoo.com.br

Ana Paula Salles da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Conexões entre Práticas Corporais, Tecnologias e Inclusão – ConnectLAb. E-mail: aninhasalless@ufg.br

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Freitas Oliveira Prado, W., & Salles da Silva, A. P. (2024). A fruição de crianças cegas com protótipos de jogos grafo-táteis. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 146–162. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1328