A fruição de crianças cegas com protótipos de jogos grafo-táteis
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1328Palavras-chave:
Criança cega, Jogos grafo-táteis, Fruição, DificuldadesResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a possibilidade de fruição de crianças cegas com protótipos de jogos grafo-táteis. A coleta de dados da pesquisa se deu por meio de entrevistas com 5 professores especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual; uma professora de apoio ligada à Educação Infantil; 3 crianças cegas; 4 crianças não cegas; e 3 mães responsáveis pelas crianças cegas, bem como pelas crianças não cegas que participaram da pesquisa. Os dados demonstram a importância da referência tátil para a fruição de jogos que fazem parte da cultura infantil e que as dificuldades estavam associadas a limitações próprias dos protótipos elaborados para a pesquisa, sendo estas dificuldades revistas para versão final do design dos jogos grafo-táteis.
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