Privatização da educação no Estado da Paraíba: uma análise das políticas no contexto da NGP

Autores

  • Sergio Andrade de Moura UFPB
  • Dalila Andrade Oliveira UFMG/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1334

Palavras-chave:

Educação básica, Política educacional da Paraíba, Privatização da educação, Nova gestão pública

Resumo

Este artigo analisa um conjunto de tecnologias políticas que foram adotadas em reforma educacional promovida no estado da Paraíba, a partir dos primeiros anos da última década. O foco da análise incide, especificamente, sobre o Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba (Avaliando IDEPB) e o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB), ambos, concebidos e operacionalizados por um ator privado: o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED); como também sobre os Prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação. O estudo qualitativo compreendeu revisão de literatura e levantamento documental. Identificou-se o emprego de um conjunto de tecnologias, que opera de modo interconectado, permitindo avaliar, monitorar, estabelecer metas e aferir o desempenho individual das instituições de ensino, bem como estimular a responsabilização e a meritocracia, mediante o pagamento de prêmios financeiros por produtividade. O estudo conclui que essas tecnologias têm inserido a racionalidade do mercado na educação pública e promovido a privatização endógena na rede de ensino do estado da Paraíba. Além disso, tais tecnologias contribuem para propiciar a regulação do trabalho docente em um ambiente atravessado pela performatividade.

Biografia do Autor

Sergio Andrade de Moura, UFPB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, possui Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2017), Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UPE (2014), Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFPE (2013), Especialização em História das Américas pela FFPG (2000) e, Graduação em HISTÓRIA pela FFPG (1999). Possui experiência na área de Educação Pública como Professor e Coordenador Educacional. Possui interesse e desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, especialmente, na área das politicas de avaliação de desempenho educacional, financiamento da educação e processos de privatização da educação pública. Participa do Grupo de Pesquisa - Psicologia Educacional, formação e infância - estudos sobre classes populares e educação pública - PEFI (UFPB/PPGE), e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) da UNICAMP

Dalila Andrade Oliveira, UFMG/UFPB

Professora Titular de Políticas Públicas em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Conselho Diretivo do CNPq, representando as áreas de Ciências Humanas e Sociais. Pesquisadora PQ 1A do CNPq. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2014), na Université de Montréal, Canadá (2005) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2009 e 2013. Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Coordenadora da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization (2015-2018). Coordenadora da Sessão de Educação da Latin American Studies Association (LASA) entre 2016 e 2018. Esteve como professora visitante em diferentes universidades estrangeiras. Autora e coautora de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação e trabalho docente na América Latina.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Andrade de Moura, S., & Andrade Oliveira, D. (2023). Privatização da educação no Estado da Paraíba: uma análise das políticas no contexto da NGP. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 871–892. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1334

Edição

Seção

PARTE 1: Os impactos das políticas de privatização e mercantilização da educação brasileira