Sob nova direção: trabalho docente e privatização
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1391Palavras-chave:
Privatização, Trabalho docente, Subsunção empresarial, ResistênciasResumo
O presente artigo apresenta um estudo acerca das profundas alterações que a privatização da educação estatal provoca no exercício do trabalho docente da rede básica de ensino. Parte-se da hipótese de que a privatização pela tomada de controle dos sistemas de ensino reconfigura radicalmente as relações entre trabalho e educação, por meio de um processo de subsunção corporativa que transforma radicalmente a educação até então organizada na forma de um direito social. Com base em pesquisa empírica realizada com docentes de escolas nas quais se desenvolvem trabalhos terceirizados por fundações e institutos empresariais, analisa-se criticamente como a apropriação privada da gestão da educação se reflete na expropriação da política e nas mudanças na divisão do trabalho provocadas pela centralidade da avaliação e da seletividade permanentes.
Referências
BRUNS, B.; LUQUE, J. Professores excelentes. Washington: Banco Mundial, 2014.
BARRETO, G. “Black Mirror – Nosedive”. Disponível em: https://alemdoroteiro.com/2017/04/05/black-mirror-s03e01-nosedive/. Acesso em: 3/11/2022
CATINI, C. A Educação Bancária, com um ‘Itaú de Vantagens’. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 13, p. 90-118, 2021.
CATINI, C. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, v. 127, p. 53-68, 2020.
CHAUÍ, M. Ideologia e educação - Conferência realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 23 de novembro de 1979. Versão revista do texto originalmente publicado em Educação & Sociedade, Campinas, ano II, n. 5, p. 24-40, jan. 1980 . Educação e Pesquisa [online], v. 42, n. 1, 2016
EFAPE. Caderno do Gestor – Ensino Integral: Modelo Pedagógico e de Gestão. São Paulo: Secretaria da Educação, 2021; Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/wp-content/uploads/2022/01/Caderno-do-Gestor-Modelo-Pedagogico-e-de-Gestao-Volume-Unico.pdf Acesso em: 4/11/2022.
EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 531-541, set./dez. 2007
EVANGELISTA, O.; LEHER, R. Todos Pela Educação e o episódio Costin no Mec: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. Revista Trabalho Necessário, 10(15), 2018.
FREITAS, L. C. A Reforma Empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
G1-SP. Secretário de Educação diz que ensino integral chegará a 3 mil escolas no estado de SP em 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/03/22/secretario-de-educacao-diz-que-ensino-integral-chegara-a-3-mil-escolas-no-estado-de-sp-em-2023.ghtml Acesso em: 10/10/2022.
GUZO CONSULTORIA. Procedimento passo a passo. Disponível em: https://m.facebook.com/watch/?v=768259196975029&paipv=0&eav=AfZixkSarDG7x_v4OYhZcqG0zZPP2GtPg0CcPZUr6ryFi3i2rnqqtmw_ENrmjsX6Q6U&_rdr. Acesso em 13/10/2022.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Mobilização e advocacy. Disponível em: https://Institutoayrtonsenna.Org.Br/Pt-Br/Como-Atuamos.Html.Acesso em: 13/10/2022.
OLIVEIRA, D. A. Regulação das políticas educacionais na América Latina e suas conseqüênciaspara os trabalhadores docentes.
Educ. Soc., Campinas, Vol. 26, N. 92, P. 753-775, Especial - Out. 2005
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SÃO PAULO. Resolução SE nº 68, de 02 de outubro de 2014b. Dispõe sobre o processo de avaliação dos profissionais que integram as equipes escolares das escolas estaduais do Programa Ensino Integral. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em:http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/68_15.HTM?Time=02/09/2019%2009:58:12 . Acesso em: 14/10/2022.
SILVA, A.; Ramos, G. O docente no modelo de Avaliação 360º do Programa Ensino Integral paulista: de herói a vilão. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 28, p. 210-224, Maio-Ago/2020
SILVA, A. M. Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pelaforça de trabalho a serviço de um projeto hegemônico. Editora CRV, Curitiba, Brasil, 2021.
SOUZA, R. M. O discurso do protagonismo juvenil. São Paulo, Paulus, 2008 (Coleção Ciências Sociais)
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Advocacy pela Educação. Disponível em: https://Todospelaeducacao.Org.Br/O-Que-Fazemos/. Acesso Em 13/10/2022
URBINI, L.F. Educação integral e capital financeiro: a participação do Itaú Unibanco nas políticas públicas de educação entre 2002 e 2014. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
VENCO, S.; MATTOS, R. Avaliação 360º: das empresas direto às Escolas de Tempo Integral no Estado de São Paulo. RBPAE - v. 35, n. 2, p. 381 - 400, Mai./Ago. 2019
VIANA, S. Jaula de vidro. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 60, p. 91-109, Abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.