Sob nova direção: trabalho docente e privatização

Autores

  • Carolina Catini Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • João Francisco Migliari Branco

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1391

Palavras-chave:

Privatização, Trabalho docente, Subsunção empresarial, Resistências

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo acerca das profundas alterações que a privatização da educação estatal provoca no exercício do trabalho docente da rede básica de ensino. Parte-se da hipótese de que a privatização pela tomada de controle dos sistemas de ensino reconfigura radicalmente as relações entre trabalho e educação, por meio de um processo de subsunção corporativa que transforma radicalmente a educação até então organizada na forma de um direito social. Com base em pesquisa empírica realizada com docentes de escolas nas quais se desenvolvem trabalhos terceirizados por fundações e institutos empresariais, analisa-se criticamente como a apropriação privada da gestão da educação se reflete na expropriação da política e nas mudanças na divisão do trabalho provocadas pela centralidade da avaliação e da seletividade permanentes.

Biografia do Autor

Carolina Catini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Educação pela FE-USP. Professora do departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) da Faculdade de Educação da UNICAMP.  Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS), pesquisadora da linha de pesquisa Trabalho e Educação no PPGE-FE Unicamp. E-mail: ccatini@unicamp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5568-9974

João Francisco Migliari Branco

Doutor em Educação pela FE-USP. Professor contratado da Faculdade de Educação (até dezembro de 2022) e membro do Grupo de Estudos Poder Político, Educação e Lutas Sociais, coordenado pelo professor Fernando Bomfim Mariana (Faculdade de  Educação – UNB). E-mail: joaobranco@usp.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0763-8571.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Catini, C., & Branco, J. F. M. (2023). Sob nova direção: trabalho docente e privatização. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 961–983. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1391

Edição

Seção

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação