Saberes Docentes e o Ensino de Literatura na formação inicial do Pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1499Palavras-chave:
Formação, Ensino de Literatura, Curso de Pedagogia, Literatura e InfânciaResumo
Este trabalho discute a importância do ensino de Literatura na Formação Inicial do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Adota a abordagem qualitativa de natureza exploratória, utilizando-se de questionários na coleta de dados. Objetiva analisar os saberes construídos no ensino de Literatura, ofertado na Formação Inicial formal do pedagogo; quais as contribuições do ensino de Literatura nessa formação. As discussões versam em torno do percurso da formação docente na construção do ser professor, os saberes necessários à sua profissão. Desse modo, confirma-se o aprendizado da Literatura como um dos pilares essenciais à formação do pedagogo, no entendimento de que o acesso a saberes teórico-metodológicos sobre Literatura proporcionam o desenvolvimento do gosto pela leitura e a a ampliação significativa do repertório de leitura.
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