Saberes Docentes e o Ensino de Literatura na formação inicial do Pedagogo

Autores

  • Maria Analia Pontes Neta Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Kivia Pereira Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte
  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1499

Palavras-chave:

Formação, Ensino de Literatura, Curso de Pedagogia, Literatura e Infância

Resumo

Este trabalho discute a importância do ensino de Literatura na Formação Inicial do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Adota a abordagem qualitativa de natureza exploratória, utilizando-se de questionários na coleta de dados. Objetiva analisar os saberes construídos no ensino de Literatura, ofertado na Formação Inicial formal do pedagogo; quais as contribuições do ensino de Literatura nessa formação. As discussões versam em torno do percurso da formação docente na construção do ser professor,  os saberes necessários à sua profissão. Desse modo, confirma-se o aprendizado da Literatura como um dos pilares essenciais à formação do pedagogo, no entendimento de que o acesso a saberes teórico-metodológicos sobre Literatura proporcionam o desenvolvimento do gosto pela leitura e a a ampliação significativa do repertório de leitura.

Biografia do Autor

Maria Analia Pontes Neta, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); membro do grupo de pesquisa GEPPE; Voluntária do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).E-mail: analiapontes17@gmail.com

Kivia Pereira Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte

Pós-graduanda em Literatura e Ensino - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN);Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); membro do grupo de pesquisa GEPPE; Voluntária do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).  - kiviapereira1@gmail.com

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte

Doutorado em Educação/UFRN. Mestrado em Educação/UERN. Professora do Departamento de Educação da UERN/CAPF. Docente permanente do PPGE/UERN, Mestrado em Ensino. Desenvolveu pesquisas de Pós-doutorado na UFRN. Coordenadora do Projeto de extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE/Formação. Grupos de pesquisa: GEPPE/UERN e GPEL/UFRN. E-mail: dianalopes@uern.br

Referências

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e Prática Pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, 13.12.2005. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12748-cp-2005 Acesso em: 10 out 2023.

BRASIL, LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases para educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 out 2023.

CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Editora 34/Duas Cidades, 2002.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

NÓVOA, António. Profissão Professor. Portugal: Ed. Porto, 1999.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.

PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe; THULHER, Gather. As competências para ensinar no século XXI: formação de professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes; AMARILHA, Marly. O ensino de Literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar em Revista, Curitiba: Brasil, v. 34, n. 72, p. 151-167, 2018. Disponivel em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62735/37189. Acesso em: 15 set 2023.

SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes. O ensino de Literatura no curso de Pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. (Tese doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Natal, 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya, 1999.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Pontes Neta, M. A., Pereira Queiroz, K., & Maria Leite Lopes Saldanha , D. (2024). Saberes Docentes e o Ensino de Literatura na formação inicial do Pedagogo. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 86–106. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1499