Didática como comprometimento

Autores

  • Silas Borges Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Didática, Epistemologia da Prática, Filosofia da Educação

Resumo

Este trabalho intenta relacionar a epistemologia da prática, conceito originário das discussões acerca da profissionalização docente, com a Didática, campo de pesquisa e ensino da Pedagogia – entendida como Ciência da Educação. Esta relação é feita por meio da filosofia, valendo-se da reflexão que a ela é peculiar, assim como de sua literatura. O conceito central em análise, a epistemologia da prática, é concebido como forma de entender-se com a prática, idéia oriunda da leitura que Heidegger faz do termo “epistemologia”. A Didática, entendida como estudo do ensino em situação, pode operar no campo de estudos da educação como esforço teórico de observar a prática a partir de outro ponto de vista: nesse caso, a partir da própria prática. Isso dá ao conceito em análise novo sentido de investigação, na medida em que a compreensão da prática é feita a partir de seu interior, ou seja, do ponto de vista do ator do processo.

 

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Monteiro, S. B. (2012). Didática como comprometimento. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(5), 6–25. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150