Didática como comprometimento
Keywords:
Didática, Epistemologia da Prática, Filosofia da EducaçãoAbstract
Este trabalho intenta relacionar a epistemologia da prática, conceito originário das discussões acerca da profissionalização docente, com a Didática, campo de pesquisa e ensino da Pedagogia – entendida como Ciência da Educação. Esta relação é feita por meio da filosofia, valendo-se da reflexão que a ela é peculiar, assim como de sua literatura. O conceito central em análise, a epistemologia da prática, é concebido como forma de entender-se com a prática, idéia oriunda da leitura que Heidegger faz do termo “epistemologia”. A Didática, entendida como estudo do ensino em situação, pode operar no campo de estudos da educação como esforço teórico de observar a prática a partir de outro ponto de vista: nesse caso, a partir da própria prática. Isso dá ao conceito em análise novo sentido de investigação, na medida em que a compreensão da prática é feita a partir de seu interior, ou seja, do ponto de vista do ator do processo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.