O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas
Palavras-chave:
Pedagogia, Didática, Contra-Hegemônica, Dialética, Pós ModernidadeResumo
A pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.