O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas

Autores/as

  • Lenilda Rêgo Albuquerque Faria Universidade Federal do Acre

Palabras clave:

Pedagogia, Didática, Contra-Hegemônica, Dialética, Pós Modernidade

Resumen

A pesquisa tem como objetivo evidenciar o diálogo entre pedagogia e didática, manifesto nas orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 e 1990 e nas recentes produções acadêmicas sobre educação. Para tanto, faço um mapeamento daquelas produções esclarecedoras da investigação, por assumirem o método dialético como método de investigação; além das produções que apontam para a necessidade de, enfrentarmo-nos com a crítica pós-moderna e seus rebatimentos nas questões pedagógico-didáticas. No trato teórico-metodológico, posiciono-me pela Pedagogia como ciência da e para a práxis educativa, e a Didática, a teoria do ensino. No trato técnico-operativo, recorro a entrevistas, e à pesquisa bibliográfica. O trabalho sinaliza que, para enfrentarmos os desafios da escola e da didática atual, impõe-se o estudo sistemático da Teoria Histórico-Cultural, abstraindo daí ferramentas para uma pedagogia e uma didática contra-hegemônica.

Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Faria, L. R. A. (2012). O diálogo entre a pedagogia e a didática: da busca contra-hegemônica das orientações educativas das décadas de 1980 e 1990 aos rebatimentos pós-modernos nas recentes produções acadêmicas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(5), 56–71. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152