Formação de professores, o conhecimento científico e desafios no trabalho docente
contribuições da educomunicação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1551Palavras-chave:
Educomunicação, Educação Profissional, Formação Docente, Formação ContinuadaResumo
Este artigo tem por objetivos identificar os desafios enfrentados pelos professores na sua formação para o trabalho docente em tempos da educação contemporânea e do avanço tecnológico no contexto da educação profissional; e descrever as contribuições da educomunicação sobre o uso produtivo das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Com a expansão das tecnologias e sua extensão a praticamente todas as tarefas humanas e com o avanço das mídias digitais e meios de comunicação disponíveis, considera-se que as pesquisas em educomunicação contribuem para os estudos sobre a formação docente, em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se a necessidade de uma formação contínua sobre novas práticas de linguagem para o professor? A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir de uma busca em bases de dados da Capes, a Web Of Science.
Referências
ABPEDUCOM. Portal da Organização Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Educomunicação, 2022. Disponível em https://abpeducom.org.br/educom/conceito/ Acesso em 30 de jun 2023.
APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014.
APARICI, R.; OSUNA, S. Educomunicação e cultura digital. In: APARICI, R. (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Almedina, 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 30 de jun 2023
BRASIL, Ministério de Educação. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da Educação Profissional e tecnológica. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm Acesso em 28 de jun 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 24 jun 2023.
BRASIL. Portal do Ministério da Educação. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. 2023. Disponível em http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731 Acesso em 25 de jun 2023.
CANAL DO EDUCADOR. Educador Brasil Escola. Educomunicação. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educomunicacao.htm Acesso em 24 de jun 2023.
COSTA JUNIOR, J. F.; OLIVEIRA, C. C. de.; SOUSA, F. F. de.; SANTOS, K. T. dos.; SiILVA, M. I. da.; GOMES, N. C.; TORRES JUNIOR, J. H.; & AMORIM, T. F. de. (2023). Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 124–149. Disponível em https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/99 Acesso em 30 jun. 2023.
DEDONÉ, T. S. A Educomunicação e o processo de formação dos professores: ressignificando saberes. SCIAS Edu., Com., Tec., Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 115-126, ago./dez. 2019. Disponível em https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/3645/2186 Acesso em 24 jun. 2023.
DUTRA. C.; CRUZ. L.; ASSIS.M.; Contribuições da Contemporaneidade na formação do sujeito da educação. Revista Scienta, Salvador, v.7, n. 1, p. 35-57, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia Acesso em: 30 jun. 2023.
GATTI, B.A, BARRETTO, E.S., ANDRÉ, M.E.D.A., ALMEIDA, P.C.A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GOMEZ, Guillermo Orozco. Entre telas: novos papéis comunicativos e educativos dos cidadãos. APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, p.317-328, 2014.
KAPLÚN, Mário. Uma pedagogia da Comunicação. In APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014, p. 59-78.
LEITE, E. A. P.; RIBEIRO, E. S.; LEITE, K. G.; ULIANA, M. R.; Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p.721-737, jul.-set., 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/yyCJRCdt8bMZXShfrdQRNBM/?lang=pt Acesso em: 01 ago. 2023.
MACHADO, L. R. de S. Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MEC/INEP. (Org.). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. 1ª ed. Brasília: MEC/INEP, 2008, v. 8, p. 67-82. Acesso em: Acesso em: 30 ago. 2023.
MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professor para Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862 . Acesso em: Acesso em: 31 ago. 2023.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007. 108p.
NÓVOA, A. Entre a Formação e a Profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019a. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019b. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em 23 jun 2023.
PETEROSSI, H.G.; MENINO, S.E. A Formação do Formador. São Paulo: CEETEPS, 2017.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividades docentes. 4ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
PRADOS, R.; RAMIREZ, R. A.; PEREIRA. C. R. G. dos S; LAMAS, J. de S. Desafios contemporâneos em Educação Profissional: formação docente, linguagem e práticas pedagógicas para formação de professores. Revista Devir Educação, Lavras-MG. Edição Especial, p.53-70, Set/2021. Disponível em https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/386. Acesso em 27 jun 2023.
REGO, F. A.; PRADOS, R. M.N. Saberes, práticas e comunicação docente: o papel do professor em Educação Profissional. Dissertação. Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Disponível em http://www.pos.cps.sp.gov.br/dissertacao/saberes-prAticas-e-comunicaCAo-docente-o-papel-do-professor-em-educaCAo-profissional Acesso 22 jul 2023.
SOARES, Ismar. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação. V. 19, p. 12-24, 2000. Disponível em https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037/87468 Acesso 30 jul 2023.
SOARES, I. de O. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Publicado em 15/12/2014. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/revfgvonline/article/view/41468 Acesso em: 30 jun. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.