Formação de professores, o conhecimento científico e desafios no trabalho docente

contribuições da educomunicação

Autores

  • Rosália Maria Netto Prados Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Quitéria Aparecida de Paula Danno Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
  • Daniel Batista de Almeida Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1551

Palavras-chave:

Educomunicação, Educação Profissional, Formação Docente, Formação Continuada

Resumo

Este artigo tem por objetivos identificar os desafios enfrentados pelos professores na sua formação para o trabalho docente em tempos da educação contemporânea e do avanço tecnológico no contexto da educação profissional; e descrever as contribuições da educomunicação sobre o uso produtivo das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.  Com a expansão das tecnologias e sua extensão a praticamente todas as tarefas humanas e com o avanço das mídias digitais e meios de comunicação disponíveis, considera-se que as pesquisas em educomunicação contribuem para os estudos sobre a formação docente, em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se a necessidade de uma formação contínua sobre novas práticas de linguagem para o professor? A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir de uma busca em bases de dados da Capes, a Web Of Science.

Biografia do Autor

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP); professora e pesquisadora da Unidade de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) no programa de mestrado profissional em Gestâo e Desenvolvimento da Educação Profissional, na linha de pesquisa Formação do Formador. http://lattes.cnpq.br/1028299162272414

Quitéria Aparecida de Paula Danno, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; coordenadora e professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. http://lattes.cnpq.br/9125790241542216

 

 

Daniel Batista de Almeida, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional em Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Professor de Ensino Superior I-C do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. http://lattes.cnpq.br/7197392790628743

 

Referências

ABPEDUCOM. Portal da Organização Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Educomunicação, 2022. Disponível em https://abpeducom.org.br/educom/conceito/ Acesso em 30 de jun 2023.

APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014.

APARICI, R.; OSUNA, S. Educomunicação e cultura digital. In: APARICI, R. (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Almedina, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 30 de jun 2023

BRASIL, Ministério de Educação. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da Educação Profissional e tecnológica. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm Acesso em 28 de jun 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 24 jun 2023.

BRASIL. Portal do Ministério da Educação. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. 2023. Disponível em http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731 Acesso em 25 de jun 2023.

CANAL DO EDUCADOR. Educador Brasil Escola. Educomunicação. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educomunicacao.htm Acesso em 24 de jun 2023.

COSTA JUNIOR, J. F.; OLIVEIRA, C. C. de.; SOUSA, F. F. de.; SANTOS, K. T. dos.; SiILVA, M. I. da.; GOMES, N. C.; TORRES JUNIOR, J. H.; & AMORIM, T. F. de. (2023). Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 124–149. Disponível em https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/99 Acesso em 30 jun. 2023.

DEDONÉ, T. S. A Educomunicação e o processo de formação dos professores: ressignificando saberes. SCIAS Edu., Com., Tec., Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 115-126, ago./dez. 2019. Disponível em https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/3645/2186 Acesso em 24 jun. 2023.

DUTRA. C.; CRUZ. L.; ASSIS.M.; Contribuições da Contemporaneidade na formação do sujeito da educação. Revista Scienta, Salvador, v.7, n. 1, p. 35-57, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia Acesso em: 30 jun. 2023.

GATTI, B.A, BARRETTO, E.S., ANDRÉ, M.E.D.A., ALMEIDA, P.C.A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GOMEZ, Guillermo Orozco. Entre telas: novos papéis comunicativos e educativos dos cidadãos. APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, p.317-328, 2014.

KAPLÚN, Mário. Uma pedagogia da Comunicação. In APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014, p. 59-78.

LEITE, E. A. P.; RIBEIRO, E. S.; LEITE, K. G.; ULIANA, M. R.; Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p.721-737, jul.-set., 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/yyCJRCdt8bMZXShfrdQRNBM/?lang=pt Acesso em: 01 ago. 2023.

MACHADO, L. R. de S. Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MEC/INEP. (Org.). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. 1ª ed. Brasília: MEC/INEP, 2008, v. 8, p. 67-82. Acesso em: Acesso em: 30 ago. 2023.

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professor para Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862 . Acesso em: Acesso em: 31 ago. 2023.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007. 108p.

NÓVOA, A. Entre a Formação e a Profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019a. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019b. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em 23 jun 2023.

PETEROSSI, H.G.; MENINO, S.E. A Formação do Formador. São Paulo: CEETEPS, 2017.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividades docentes. 4ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

PRADOS, R.; RAMIREZ, R. A.; PEREIRA. C. R. G. dos S; LAMAS, J. de S. Desafios contemporâneos em Educação Profissional: formação docente, linguagem e práticas pedagógicas para formação de professores. Revista Devir Educação, Lavras-MG. Edição Especial, p.53-70, Set/2021. Disponível em https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/386. Acesso em 27 jun 2023.

REGO, F. A.; PRADOS, R. M.N. Saberes, práticas e comunicação docente: o papel do professor em Educação Profissional. Dissertação. Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Disponível em http://www.pos.cps.sp.gov.br/dissertacao/saberes-prAticas-e-comunicaCAo-docente-o-papel-do-professor-em-educaCAo-profissional Acesso 22 jul 2023.

SOARES, Ismar. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação. V. 19, p. 12-24, 2000. Disponível em https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037/87468 Acesso 30 jul 2023.

SOARES, I. de O. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Publicado em 15/12/2014. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/revfgvonline/article/view/41468 Acesso em: 30 jun. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Prados, R., Danno, Q. A. de P., & Almeida, D. B. de. (2024). Formação de professores, o conhecimento científico e desafios no trabalho docente: contribuições da educomunicação . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 41–53. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1551