Teacher education, scientific knowledge and challenges in teaching work

contributions from educommunication

Authors

  • Rosália Prados Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Quitéria Aparecida de Paula Danno Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
  • Daniel Batista de Almeida Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1551

Keywords:

Educommunication, Professional Education, Teacher Training, Continuing Training

Abstract

This article aims to identify the challenges faced by teachers in their training for teaching work in times of contemporary education and technological advancement in the context of professional education; and describe the contributions of educommunication on the productive use of technologies in the teaching and learning process. With the expansion of technologies and their extension to practically all human tasks and the advancement of digital media and available means of communication, it is considered that research in educommunication contributes to studies on teacher training, in relation to the teaching process and learning. Is the need for continuous training on new language practices for teachers justified? The methodology used was exploratory research, with a qualitative approach, based on a search in Capes databases, the Web Of Science.

Author Biographies

Rosália Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP); professora e pesquisadora da Unidade de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) no programa de mestrado profissional em Gestâo e Desenvolvimento da Educação Profissional, na linha de pesquisa Formação do Formador. http://lattes.cnpq.br/1028299162272414

Quitéria Aparecida de Paula Danno, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; coordenadora e professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. http://lattes.cnpq.br/9125790241542216

 

 

Daniel Batista de Almeida, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional em Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Professor de Ensino Superior I-C do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. http://lattes.cnpq.br/7197392790628743

 

References

ABPEDUCOM. Portal da Organização Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Educomunicação, 2022. Disponível em https://abpeducom.org.br/educom/conceito/ Acesso em 30 de jun 2023.

APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014.

APARICI, R.; OSUNA, S. Educomunicação e cultura digital. In: APARICI, R. (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Almedina, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 30 de jun 2023

BRASIL, Ministério de Educação. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da Educação Profissional e tecnológica. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm Acesso em 28 de jun 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 24 jun 2023.

BRASIL. Portal do Ministério da Educação. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. 2023. Disponível em http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731 Acesso em 25 de jun 2023.

CANAL DO EDUCADOR. Educador Brasil Escola. Educomunicação. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educomunicacao.htm Acesso em 24 de jun 2023.

COSTA JUNIOR, J. F.; OLIVEIRA, C. C. de.; SOUSA, F. F. de.; SANTOS, K. T. dos.; SiILVA, M. I. da.; GOMES, N. C.; TORRES JUNIOR, J. H.; & AMORIM, T. F. de. (2023). Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 124–149. Disponível em https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/99 Acesso em 30 jun. 2023.

DEDONÉ, T. S. A Educomunicação e o processo de formação dos professores: ressignificando saberes. SCIAS Edu., Com., Tec., Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 115-126, ago./dez. 2019. Disponível em https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/3645/2186 Acesso em 24 jun. 2023.

DUTRA. C.; CRUZ. L.; ASSIS.M.; Contribuições da Contemporaneidade na formação do sujeito da educação. Revista Scienta, Salvador, v.7, n. 1, p. 35-57, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia Acesso em: 30 jun. 2023.

GATTI, B.A, BARRETTO, E.S., ANDRÉ, M.E.D.A., ALMEIDA, P.C.A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GOMEZ, Guillermo Orozco. Entre telas: novos papéis comunicativos e educativos dos cidadãos. APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, p.317-328, 2014.

KAPLÚN, Mário. Uma pedagogia da Comunicação. In APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014, p. 59-78.

LEITE, E. A. P.; RIBEIRO, E. S.; LEITE, K. G.; ULIANA, M. R.; Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p.721-737, jul.-set., 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/yyCJRCdt8bMZXShfrdQRNBM/?lang=pt Acesso em: 01 ago. 2023.

MACHADO, L. R. de S. Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MEC/INEP. (Org.). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. 1ª ed. Brasília: MEC/INEP, 2008, v. 8, p. 67-82. Acesso em: Acesso em: 30 ago. 2023.

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professor para Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862 . Acesso em: Acesso em: 31 ago. 2023.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007. 108p.

NÓVOA, A. Entre a Formação e a Profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019a. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019b. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em 23 jun 2023.

PETEROSSI, H.G.; MENINO, S.E. A Formação do Formador. São Paulo: CEETEPS, 2017.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividades docentes. 4ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

PRADOS, R.; RAMIREZ, R. A.; PEREIRA. C. R. G. dos S; LAMAS, J. de S. Desafios contemporâneos em Educação Profissional: formação docente, linguagem e práticas pedagógicas para formação de professores. Revista Devir Educação, Lavras-MG. Edição Especial, p.53-70, Set/2021. Disponível em https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/386. Acesso em 27 jun 2023.

REGO, F. A.; PRADOS, R. M.N. Saberes, práticas e comunicação docente: o papel do professor em Educação Profissional. Dissertação. Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Disponível em http://www.pos.cps.sp.gov.br/dissertacao/saberes-prAticas-e-comunicaCAo-docente-o-papel-do-professor-em-educaCAo-profissional Acesso 22 jul 2023.

SOARES, Ismar. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação. V. 19, p. 12-24, 2000. Disponível em https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037/87468 Acesso 30 jul 2023.

SOARES, I. de O. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Publicado em 15/12/2014. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/revfgvonline/article/view/41468 Acesso em: 30 jun. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Published

2024-03-31

How to Cite

Prados, R., Danno, Q. A. de P., & Almeida, D. B. de. (2024). Teacher education, scientific knowledge and challenges in teaching work: contributions from educommunication. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 41–53. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1551