Sistema de Espiral Representacional – ferramenta metodológica de análise:

articulando a tríade Teoria das Representações Sociais, Teoria do Núcleo Central e a Técnica de Associação Livre de Palavras

Autores

  • Elda Silva do Nascimento Melo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1601

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, Teoria do Núcleo Central, Sistema de Espiral Representacional, EVOC, TALP

Resumo

Neste trabalho apresentamos o processo de concepção e desenvolvimento do Sistema de Espiral Representacional (SER), como ferramenta de apresentação de dados, obtidos nos estudos que envolvem a tríade Teoria das Representações Sociais (TRS), Teoria do Núcleo Central (TNC) e Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). O SER foi desenvolvido a partir das teses e dissertações orientadas por Elda Melo, assim como de trabalhos publicados no âmbito do grupo de pesquisa Representações Sociais e Formação Docente (ReSFoRD) que utilizaram a tríade. Nessa perspectiva, explicitamos sua evolução, pautado nas premissas do software EVOC (Ensemble de Programmes Permettant L’analyse des Evocations), combinando frequência e ordem, das palavras evocadas pelos pesquisados na TALP, compondo quatro círculos, conforme a TNC. Ademais, estão implícitas premissas básicas da Teoria das Representações Sociais. Portanto, o SER surge como uma contribuição metodológica aos estudos da Teoria, notadamente, no que se refere à investigação dos aspectos estruturais das representações e seu conteúdo simbólico, cognitivo e afetivo.

Biografia do Autor

Elda Silva do Nascimento Melo, UFRN

 Pós-doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/Espanha (com apoio da CAPES). Doutorado em Educação; Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia (UFRN). Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN. Participa de grupos de pesquisa na área de Educação; coordena projetos de pesquisa, envolvendo temas: como Formação Docente, Teoria das Representações Sociais e Praxiologia de Pierre Bourdieu. Pesquisadora associada do CIERS-ed/FCC. Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado no curso Ciências Sociais, atuando também como avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. De 2017 a 2022, desempenhou as funções de Diretora de Desenvolvimento Pedagógico - DDPEd e Pró-reitora Adjunta de Graduação da UFRN. Desde 2017 faz parte da Comissão Própria de Avaliação - CPA e da Comissão de Graduação da UFRN. Atualmente, ocupa o cargo de Pró-reitora de Graduação da UFRN. Suas áreas específicas de interesse como pesquisadora incluem Formação Docente, Ensino Superior e Representações Sociais. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5146-4479. E-mail: elda.nascimento@ufrn.br.

Referências

ABRIC, J. C. Jeux, conflicts et représentations sociales. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Estado, Université de Provence, Aix-Marseille, FR, 1976.

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P. e OLIVEIRA, D. C. (Orgs.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-38.

ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 155-171.

BEZERRA, M. S. As representações sociais da robótica educacional para professores do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade do Natal-RN. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGEd/UFRN, 2020.

DE ROSA, A. 50 anos depois: a Psychanalyse, son image et son public na era do Facebook. In: ALMEIDA, A; SANTOS, M.; TRINDADE, Z (Org.). Teoria das Representac?o?es Sociais. 50 anos. Brasi?lia: Technopolitik, 2011. p. 491-561.

FLAMENT, C. Estrutura e dina?mica das representac?o?es sociais. In: JODELET, D. (Org.), As representac?o?es sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 177-186.

JODELET, D. (Org.). As representac?o?es sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2005.

JODELET, D. Ponto de Vista: Sobre o movimento das representac?o?es sociais na comunidade cienti?fica brasileira. Temas em Psicologia. Sociedade Brasileira de Psicologia. Ed. Especial. 50 anos da Teoria das Representac?o?es Sociais. Sa?o Paulo, v. 19, n. 1, jan./jun. 2011.

JODELET, D. Representações sociais e mundos de vida/Denise Jodelet; tradutora, Lilian Ulup. – Paris: Éditions des archives contemporaines; São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRess, 2017.

MELO, E. S. N. Campo Educacional e Representação Social da formação docente: o olhar dos agentes. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGEd/UFRN, 2005.

MELO, E. S. N. Sistema de Espiral Representacional como ferramenta teo?rico-metodolo?gica de ana?lise: articulando a Teoria das Representac?o?es Sociais e a Teoria do Nu?cleo Central. Anais da XII Jornada Internacional sobre Representações Sociais e X Conferência Brasileira sobre Representações Sociais :representações sociais em tempos de transformações e reconstruções coletivas / organização PR-3 – Pró-Reitoria de Extensão/UERJ, AIRÁ EVENTOS. – Rio de Janeiro: UERJ, 2023.

MORAIS, E. M. Representação social e docência: um estudo sobre a formação de licenciandos da UFRN (Campus Central) a partir do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID). Dissertação (Mestrado em Educação). PPGEd/UFRN, 2017.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e o seu público. Petrópolis: Vozes, 1961.

MOSCOVICI, S. A Representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. O fenômeno das representações sociais. In: MOSCOVICI, S. (Ed.), Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 29-109.

OLIVEIRA, C. D.; MARQUES S. C.; TOSOLI, A. M. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. P. et al. (Org.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2005.

OLIVEIRA, K. M. Representações sociais da identidade docente na formação inicial de professores de sociologia da UFRN. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGEd/UFRN, 2015.

OLIVEIRA, S. C. R. A sociologia na escola: considerações a partir das representações sociais de estudantes do ensino médio no município de Natal/RN. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGEd/UFRN. 2024.

RIBEIRO, L. P.; ANTUNES-ROCHA, M. I. História, abordagens, métodos e perspectivas da teoria das representações sociais. Psicologia & Sociedade [on-line]. v. 28, n. 02, 2016.

SA?, C. P. Representac?o?es sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representac?o?es sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 19-44.

SA?, C. P. A construc?a?o do objeto de pesquisa em representac?o?es sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SA?, C. P. As representac?o?es sociais na histo?ria recente e na atualidade da psicologia social. In: JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (Orgs.), Histo?ria da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau, 2007. p.587-606.

SA?, C. P. Sobre o pensamento social e sua ge?nese: algumas impresso?es. In: ALMEIDA, A. M. O.; SANTOS, M. F. S; TRINDADE, Z. A. (Orgs.). Teoria das Representac?o?es Sociais: 50 anos. Brasi?lia: Technopolitik, 2011. p. 283-302.

SILVA, B. L. B. O exerci?cio da gesta?o universita?ria: as representac?o?es sociais de professores sobre suas pra?ticas. Tese (Doutorado em Educação). PPGED/UFRN. 2021.

VERGÈS, P. Os questionários para análise das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; CAMARGO, B. V.; JESUÍNO, J. C.; NÓBREGA, S. M. (Eds.). Perspectivas teórico metodológicas em representações sociais. João Pessoa: UFPB. 2005. p. 201-228.

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Silva do Nascimento Melo, E. (2024). Sistema de Espiral Representacional – ferramenta metodológica de análise: : articulando a tríade Teoria das Representações Sociais, Teoria do Núcleo Central e a Técnica de Associação Livre de Palavras. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 186–203. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1601