O Currículo Nacional no Ensino Secundário em Moçambique:
suas implicações nas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1606Palavras-chave:
Ensino Secundário, Currículo Nacional, Planos de ensino, Práticas pedagógicas, ProfissionalizaçãoResumo
O Ensino Secundário é regido por programas de ensino nacionais, o que consubstancia a vigência de um currículo nacional, cuja implementação impõe a adoção de planos de ensino provinciais. Tal fator vem impulsionando uma prática docente tendencialmente contrária às dinâmicas da profissionalização e à diversidade, que marca os mais distintos estabelecimentos escolares. Neste sentido, em geral, este trabalho busca analisar o modelo curricular dominante e as suas implicações no âmbito da prática cotidiana do professor. O estudo é qualitativo e foi fundamentado por uma abordagem multidimensional, além de ter recorrido aos procedimentos bibliográficos e documentais, e a algumas entrevistas para a realização da tese, em 2022. Concluindo, sugere-se uma flexibilização curricular, tendo em vista a realização de uma prática pedagógica, que favoreça a profissionalização e a salvaguarda da diversidade existente.
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