Formação Inicial em Educação Física e atuação profissional

problematização foucaultiana e a emergência da Resolução CNE/CES 6/2018

Autores

  • Lucas Costa Linck Universidade Federal de Pelotas
  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas
  • Mariângela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1614

Palavras-chave:

Educação Física, Formação inicial, Atuação Profissional

Resumo

O presente trabalho é recorte de uma Tese de Doutorado. Objetivou-se, a partir da noção de problematização em Michel Foucault, apresentar questões que vêm ecoando na Formação Inicial e atuação profissional em Educação Física em diferentes tempos. Enquanto produto da problematização foram apresentados diferentes deslocamentos históricos significativos à naturalização de determinadas verdades em relação a este campo do conhecimento: partindo do modelo de Formação Inicial atual, a escrita perpassou — de modo não linear — pelo apoderamento da atuação por parte de médicos, militares e leigos, colocando em suspensão questões como a regulamentação da profissão, a divisão do curso em Licenciatura e Bacharelado e a criação do profissional de Educação Física.

Biografia do Autor

Lucas Costa Linck, Universidade Federal de Pelotas

  lucas.linck@hotmail.com. Doutorando em Educação Física pela ESEF/UFPel. https://orcid.org/0000-0002-2001-3584.

Franciele Roos da Silva Ilha , Universidade Federal de Pelotas

francieleilha@gmail.com. Doutora em Educação pela UFPel. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da ESEF/UFPel. https://orcid.org/0000-0001-6016-4259.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

mrafonso.ufpel@gmail.com. Doutora em Educação pela UFRGS. Professora titular da Escola Superior de Educação Física da ESEF/UFPEL. https://orcid.org/0000-0002-8853-719X.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Costa Linck, L., Roos da Silva Ilha , F., & da Rosa Afonso, M. (2024). Formação Inicial em Educação Física e atuação profissional: problematização foucaultiana e a emergência da Resolução CNE/CES 6/2018. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 151–169. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1614