Formação Inicial em Educação Física e atuação profissional
problematização foucaultiana e a emergência da Resolução CNE/CES 6/2018
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1614Palavras-chave:
Educação Física, Formação inicial, Atuação ProfissionalResumo
O presente trabalho é recorte de uma Tese de Doutorado. Objetivou-se, a partir da noção de problematização em Michel Foucault, apresentar questões que vêm ecoando na Formação Inicial e atuação profissional em Educação Física em diferentes tempos. Enquanto produto da problematização foram apresentados diferentes deslocamentos históricos significativos à naturalização de determinadas verdades em relação a este campo do conhecimento: partindo do modelo de Formação Inicial atual, a escrita perpassou — de modo não linear — pelo apoderamento da atuação por parte de médicos, militares e leigos, colocando em suspensão questões como a regulamentação da profissão, a divisão do curso em Licenciatura e Bacharelado e a criação do profissional de Educação Física.
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