O uso de Contra-Narrativas na Educação em Ciências

uma revisão exploratória e integrativa

Autores

Palavras-chave:

Contra-narrativas, Educação em ciências, Revisão integrativa

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão exploratória e integrativa sobre o uso de contra-narrativas na educação em ciências, com o objetivo de examinar como elas podem combater desigualdades e promover uma educação científica mais inclusiva. Foram consultados 3.423 artigos, dos quais apenas nove utilizavam contra-narrativas em estudos empíricos na educação em ciências. A análise identificou dois eixos principais: a relação entre contra-narrativas e identidades culturais na educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), e o impacto do lugar/contexto social nas aspirações educacionais dos alunos. Os resultados destacam a importância dessas narrativas na educação STEM, mas evidenciam lacunas, especialmente no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Geisieli Rita de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação e Ciência pela UFMG (2021-2025). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo CEFET-MG e Especialista em Educação Ambiental. Tutoria em Educação a Distância e História e Cultura Afro-Brasileira. - geisielirita@gmail.com

Raí Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais - rleonardodejesus@gmail.com

Francisco Ângelo Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em ciências biológicas (UFMG). Mestre em Filosofia (UFMG) e Doutor em Educação (UFMG). Professor da Faculdade de Educação da UFMG. Líder do Grupo Cogitamus – Educação e Humanidades Científicas. - coutinhogambiarra@gmail.com

Referências

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BHABHA, H. K. Nation and narration. London; New York: Routledge, 1990.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. DE A.; MACEDO, M. O Método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121, 2 dez. 2011.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

IBOURK, A.; HUGHES, R.; MATHIS, C. “It is what it is”: Using Storied?Identity and intersectionality lenses to understand the trajectory of a young Black woman’s science and math identities. Journal of Research in Science Teaching, 18 fev. 2022.

Bamberg, M. & Andrews, M. Considering counter narratives. Amsterdam: John Benjamins, 2004.

MIGNOLO, W. Coloniality. In: The darker side of western modernity: global futures, decolonial options. Durham; London: Duke University Press, 2011, p. 01-24.

MILES, M. L.; ROBY, R. S. Black liberatory science education: positioning Black youth as science learners through recognizing brilliance. Cultural Studies of Science Education, v. 17, n. 1, p. 177–198, mar. 2022.

MILLS, R. et al. How do rural Australian students’ ethnogeographies related to people and place influence their STEM career aspirations? International Journal of Science Education, v. 43, n. 14, p. 2333–2350, 1 set. 2021.

NAZAR, C. R. et al. Critically engaging engineering in place by localizing counternarratives in engineering design. Science Education, v. 103, n. 3, p. 638–664, 8 fev. 2019.

POTVIN, G. et al. Examining the effect of counternarratives about physics on women’s physics career intentions. Physical review, v. 19, n. 1, 7 abr. 2023.

SETTLAGE, J. Counterstories from White mainstream preservice teachers: resisting the master narrative of deficit by default. Cultural Studies of Science Education, v. 6, n. 4, p. 803–836, 1 abr. 2011.

SHEA, M. V. et al. Infrastructural injustices in community?driven afterschool STEAM. Journal of Research in Science Teaching, 21 fev. 2023.

?SPEZZA, S. B. et al. “I’ve felt out of place sometimes in STEM but my cultural roots say otherwise:” Latina college students’ identity conundrums and opportunities in a science research internship. Cultural Studies of Science Education, v. 18, n. 4, p. 1223–1253, 16 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2025-06-04

Como Citar

Oliveira, G., Santos, R., & Coutinho, F. Ângelo. (2025). O uso de Contra-Narrativas na Educação em Ciências: uma revisão exploratória e integrativa. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(44), 150–161. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1682