Vestígios do período jesuítico (1549 – 1759) na educação brasileira contemporânea

da catequização à laicização

Autores

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Edson da Silva Pereira Col´égio Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1684

Palavras-chave:

Educação., Período Jesuítico, Catequização, Laicização

Resumo

Este artigo, de cunho bibliográfico, pretende apontar alguns vestígios do período jesuítico na educação brasileira contemporânea. Para tanto, pretende-se descrever e contextualizar elementos da atuação dos jesuítas no período em que estiveram à frente da educação no Brasil Colônia. Na sequência, é apresentado um panorama da influência da Igreja Católica na educação brasileira, após o período jesuítico, quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal, em 1759. São apresentados excertos das constituições e demais leis que demonstram a continuidade da aliança entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro. Por fim, apresentam-se os vestígios ainda presentes na educação brasileira contemporânea, considerando documentos e proposições recentes da Igreja Católica sobre o tema da educação confessional católica.

Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

zanardi@pucminas.br. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas. orcid.org/0000-0003-4742-9288.

Edson da Silva Pereira, Col´égio Santa Cruz

Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestrado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Chile (2021). Graduação em Psicologia (2012) e Teologia (2022). Diretor da Pastoral. orcid.org/0009-0005-0883-0548.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Costa Zanardi, T. A., & Pereira, E. da S. (2024). Vestígios do período jesuítico (1549 – 1759) na educação brasileira contemporânea: da catequização à laicização. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 10–32. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1684