Controle Social no CACS/FUNDEB: a participação do conselheiro

Autores

  • Flávia Márcia Costa Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Itamar Mendes da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1686

Palavras-chave:

conselho de acompanhamento e controle social do Fundeb, controle social, participação, gestão democrática

Resumo

Neste artigo se analisa a atuação dos Conselheiros no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – Cacs/Fundeb – de dois municípios do Espírito Santo. Na pesquisa qualitativa utilizou-se dados de documentos, entrevistas e observação que, analisados à luz dos conceitos de Gestão democrática (Araújo, 2020), participação e controle social (Gohn, 2007) e democracia participativa e responsividade (Peixoto, 2015), indicam: fragilidade na garantia de paridade nas reuniões, baixo nível de conhecimento normativo, acesso limitado às informações, pouco tempo para emitir pareceres. Enfim, detecta-se a fragilização do controle social realizado pelos conselheiros na aplicação dos recursos do Fundeb.

Biografia do Autor

Flávia Márcia Costa Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

flaviamcsilva@yahoo.com.br. Professora. Mestre em Educação- Mestrado Profissional em Educação pelo Programa PPGMP-UFES. Especialista em Coordenação Pedagógica (UFES); Professora efetiva na Educação pública do Estado do Espírito Santo.  Orcid:https://orcid.org/0000-0003-3554-502X.

Itamar Mendes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

itamarmendes62@gmail.com. Pedagogo. Mestre em Educação: Supervisão e Currículo e doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor permanente do Programa de pós graduação em Educação da Universidade Católica de Santos - Unisantos - e diretor de Educação em Direitos Humanos na Anpae (gestão 2023-2025). orcid.org/0000-0003-2097-8754.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Costa Silva, F. M., & Mendes da Silva, I. (2024). Controle Social no CACS/FUNDEB: a participação do conselheiro. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 55–75. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1686