A formação inicial de pedagogas(os) que atuam em espaços de Educação Não Escolar no Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1706Palavras-chave:
Pedagogia, Curso de Pedagogia, Formação de Pedagogos, Atuação Profissional, Espaços de Educação Não EscolarResumo
A pesquisa tomou como objeto de estudo pedagogas(os) que atuam em espaços de Educação Não Escolar (ENE) e investigou suas trajetórias formativa e profissional. O estudo de abordagem qualitativa fez uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram tratados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a formação inicial privilegiou os estudos acerca do espaço escolar e da docência. Poucos foram as pedagogas que tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito da ENE. Com base nos dados evidenciados defende-se que a ENE seja contemplada durante o curso com vistas a preparar as(os) profissionais para se inserirem em espaços que ultrapassam os limites da escola e em que a educação também se faz presente.
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