A formação inicial de pedagogas(os) que atuam em espaços de Educação Não Escolar no Estado de Minas Gerais

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo UFMG
  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1706

Palavras-chave:

Pedagogia, Curso de Pedagogia, Formação de Pedagogos, Atuação Profissional, Espaços de Educação Não Escolar

Resumo

A pesquisa tomou como objeto de estudo pedagogas(os) que atuam em espaços de Educação Não Escolar (ENE) e investigou suas trajetórias formativa e profissional. O estudo de abordagem qualitativa fez uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram tratados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a formação inicial privilegiou os estudos acerca do espaço escolar e da docência. Poucos foram as pedagogas que tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito da ENE. Com base nos dados evidenciados defende-se que a ENE seja contemplada durante o curso com vistas a preparar as(os) profissionais para se inserirem em espaços que ultrapassam os limites da escola e em que a educação também se faz presente.

Biografia do Autor

Nilzilene Imaculada Lucindo, UFMG

 nilzilenelucindo@yahoo.com.br. Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP; Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Integra o Grupo de Pesquisa FOPROFI (Formação e Profissão Docente) /UFOP. https://orcid.org/0000-0003-2766-8951.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

cmfnunes1@gmail.com. Professora Titular Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora e pesquisadora voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/FAE/UFMG). https://orcid.org/0000-0002-2338-1876.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

regina.araujo@edu.ufop.br. Professora Associada IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto; Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos - GEPEJAI. https://orcid.org/0000-0001-7289-5876.

Referências

AGUIAR, M. A. da S. Formação inicial. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (Org). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/dicionario-de-verbetes. Acesso em: 02 abr. 2023.

AGUIAR, M. A. da S. et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação profissional da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, Especial, p. 819-842, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a10v2796.pdf. Acesso em: 13 out. 2011.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n° 251/62. Fixa o currículo mínimo e a duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta. nº 11. Jan.-Fev. 1963. 59-66 p.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n° 252/69. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização do curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta. nº 100. Abr. 1969. 101-139 p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 05/2005 de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, Brasília, 15 maio 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 26 dez. 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 21 dez. 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1190 de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 06 abr. 1939. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 19 jul. 2021.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html.Acesso em: 23 dez. 2013.

CASTRO, M. de. A formação de professores e gestores para os anos iniciais da educação básica: das origens às diretrizes curriculares nacionais. RBPAE, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 199-227, maio/ago. 2007. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19126. Acesso em: 01 dez. 2014.

CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

FRANCO, A. de P. Formação dos Gestores Escolares: dos encontros e desencontros nos cursos de Pedagogia. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. de A. (Orgs.) Curso de Pedagogia avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017. cap. 5, p. 127-162.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GATTI, B. A. (Coord.); BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf. Acesso em: 07 jun. 2013.

GOHN, M. da G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepçãoestreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n.96 - Especial, p. 843-876, 2006. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia como Ciência da Educação: objeto e campo investigativo. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. de L. (Orgs). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021. Cap. 6, p. 152-187.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para que? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. cap. 1, p. 15-61.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos De Pesquisa, São Paulo, n.94, p. 58-73, ago. 1995. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839/845. Acesso em: 09 jan. 2023.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, S. G. et. al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. de L. (Orgs). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.

PINTO, U. de A. Graduação em Pedagogia: apontamentos para um curso de Bacharelado. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. de A. (Orgs.) Curso de Pedagogia avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017. cap. 5, p. 163-184.

PRETTO, M. E. S. V.; PORTELINHA, Â. M. S.; O estágio não obrigatório remunerado na formação de professores: elementos históricos e legais. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, Vol. 14, n. 31, p. 183-198, 31 dez. 2022. Disponível em:

https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/604. Acesso em: 26 jan. 2023.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERO, J. L. R. L. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SEVERO, J. L. R. L. A formação inicial de pedagogos para a educação em contextos não escolares: apontamentos críticos e alternativas curriculares. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (Orgs.). Curso de Pedagogia avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017, p. 127-162.

SEVERO, J. L. R. L.; MELO, S. F. de. A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico. PESQUISEDUCA, v. 13, p. 857-876, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Lucindo, N. I., Nunes, C. M. F., & Araújo, R. (2024). A formação inicial de pedagogas(os) que atuam em espaços de Educação Não Escolar no Estado de Minas Gerais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 212–236. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1706