DESAFIOS E ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1783Palavras-chave:
formação docente, pedagogia universitária, autonomia, inovaçãoResumo
Este artigo integra um projeto maior sobre a formação docente, intitulado “A formação pedagógica na docência do ensino superior: contradições e aproximações”. A questão que se apresenta é: qual o lugar da formação pedagógica no ensino superior, segundo os docentes, e quais as articulações necessárias para promover uma formação mais eficaz e contextualizada? Utilizamos o survey como uma metodologia que implementa delineadores para descrição de diferentes grupos e realidades, alternativas, priorizando a autonomia e a formação integral do educador. A base teórica se sustenta em Freire (1996), Tardif (2002), Pimenta e Lima (2012), Almeida (2012) e Masetto (2006). Priorizamos a autonomia, a formação docente, práticas interdisciplinares e inovação pedagógica. Os resultados apontam para a pedagogia universitária como um espaço de construção coletiva, autonomia e inovação.
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