DESAFIOS E ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA EM DEBATE

Autores

  • Roberta Melo de Andrade Abreu Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-8167-1567
  • Dídima Maria de Mello Andrade Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1783

Palavras-chave:

formação docente, pedagogia universitária, autonomia, inovação

Resumo

Este artigo integra um projeto maior sobre a formação docente, intitulado “A formação pedagógica na docência do ensino superior: contradições e aproximações”. A questão que se apresenta é: qual o lugar da formação pedagógica no ensino superior, segundo os docentes, e quais as articulações necessárias para promover uma formação mais eficaz e contextualizada? Utilizamos o survey como uma metodologia que implementa delineadores para descrição de diferentes grupos e realidades, alternativas, priorizando a autonomia e a formação integral do educador. A base teórica se sustenta em Freire (1996), Tardif (2002), Pimenta e Lima (2012), Almeida (2012) e Masetto (2006). Priorizamos a autonomia, a formação docente, práticas interdisciplinares e inovação pedagógica. Os resultados apontam para a pedagogia universitária como um espaço de construção coletiva, autonomia e inovação.

Biografia do Autor

Roberta Melo de Andrade Abreu, Universidade Federal da Bahia

robertamabreu@ufba.br Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA). Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/7935975084261127. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8167-1567

Dídima Maria de Mello Andrade, Universidade do Estado da Bahia

didima.andrade@gmail.com Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação na Universidade do Estado da Bahia (GESTEC-UNEB). Líder do Grupo de pesquisa em Educação, Formação de Professores, Ludicidade e Processos Tecnológicos  (ELUFOTEC). Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9162199161573453. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4467-2442

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Abreu, R. M. de A., & Andrade, D. M. de M. (2025). DESAFIOS E ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA EM DEBATE. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 37–51. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1783