PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

A UNIVERSIDADE COMO LÓCUS DE CONSTRUÇÃO/AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1784

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária, Docência Universitária, Identidade Docente

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do campo da Pedagogia Universitária e suas concepções. Tem como objetivo analisar a construção do campo da Pedagogia Universitária e o lugar da universidade na construção/afirmação da identidade docente dos professores universitários. Questionamos qual o papel da universidade, no campo da Pedagogia Universitária, na construção/afirmação da identidade docente dos professores universitários. Assim, resulta de pesquisa maior, que envolveu os temas da docência na educação superior e a identidade docente, examinados com apoio em autores contemporâneos. A opção metodológica adotada é definida como qualitativa e exploratória, dado o seu caráter interpretativo, tomando o procedimento da pesquisa bibliográfica. Evidenciamos que a Pedagogia Universitária precisa avançar na sua consolidação como campo epistemológico, pois assim poderá contribuir de modo mais permanente para o crescimento da universidade. Esta, por sua vez, embora observados avanços, precisa se fortalecer como lugar de formação, construção e afirmação da identidade profissional dos professores universitários.

Biografia do Autor

Paloma Oliveira Bezerra, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz – DCIE. Doutoranda em Educação Pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2595-0208. E-mail: pobezerra@uesc.br.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da UESB e UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GPEP/CNPq/UESB). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3655-9124. E-mail: lucia.trindade@uesb.edu.br.

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Bezerra, P. O., & Ferreira, L. G. (2025). PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: A UNIVERSIDADE COMO LÓCUS DE CONSTRUÇÃO/AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 52–72. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1784