PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
A UNIVERSIDADE COMO LÓCUS DE CONSTRUÇÃO/AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1784Palavras-chave:
Pedagogia Universitária, Docência Universitária, Identidade DocenteResumo
Este artigo apresenta uma análise do campo da Pedagogia Universitária e suas concepções. Tem como objetivo analisar a construção do campo da Pedagogia Universitária e o lugar da universidade na construção/afirmação da identidade docente dos professores universitários. Questionamos qual o papel da universidade, no campo da Pedagogia Universitária, na construção/afirmação da identidade docente dos professores universitários. Assim, resulta de pesquisa maior, que envolveu os temas da docência na educação superior e a identidade docente, examinados com apoio em autores contemporâneos. A opção metodológica adotada é definida como qualitativa e exploratória, dado o seu caráter interpretativo, tomando o procedimento da pesquisa bibliográfica. Evidenciamos que a Pedagogia Universitária precisa avançar na sua consolidação como campo epistemológico, pois assim poderá contribuir de modo mais permanente para o crescimento da universidade. Esta, por sua vez, embora observados avanços, precisa se fortalecer como lugar de formação, construção e afirmação da identidade profissional dos professores universitários.
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