FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
UMA ANÁLISE DO PROFACE-UEFS
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1786Palavras-chave:
Professor do Ensino Superior, Pedagogia Universitária, Políticas de formação de professores, Desenvolvimento profissional docenteResumo
O texto em tela tem como objetivo analisar as implicações da implantação da política institucional de formação docente (ProFACE) da Universidade Estadual de Feira de santana (UEFS) para o desenvolvimento profissional de professores universitários. O quadro teórico versa sobre a Pedagogia Universitária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo Estudo de Caso. O lócus da investigação foi a UEFS e os sujeitos colaboradores foram os integrantes da equipe do Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais – ProFACE e professores participantes das ações realizadas pelo programa. Para a análise dos dados, inspiramo-nos na análise de conteúdo proposta por Bardin (1997). A análise dos dados identificou que se trata de um Programa de Pedagogia Universitária, que busca contribuir para a proposição de políticas institucionais para a formação de professores e o desenvolvimento profissional docente, sobretudo a formação Didático-Pedagógica.
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