FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

UMA ANÁLISE DO PROFACE-UEFS

Autores

  • Daniella Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-1910-426X
  • Amali de Angelis Mussi Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1786

Palavras-chave:

Professor do Ensino Superior, Pedagogia Universitária, Políticas de formação de professores, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

O texto em tela tem como objetivo analisar as implicações da implantação da política institucional de formação docente (ProFACE) da Universidade Estadual de Feira de santana (UEFS) para o desenvolvimento profissional de professores universitários. O quadro teórico versa sobre a Pedagogia Universitária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo Estudo de Caso. O lócus da investigação foi a UEFS e os sujeitos colaboradores foram os integrantes da equipe do Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais – ProFACE e professores participantes das ações realizadas pelo programa. Para a análise dos dados, inspiramo-nos na análise de conteúdo proposta por Bardin (1997). A análise dos dados identificou que se trata de um Programa de Pedagogia Universitária, que busca contribuir para a proposição de políticas institucionais para a formação de professores e o desenvolvimento profissional docente, sobretudo a formação Didático-Pedagógica.

Biografia do Autor

Daniella Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: daniellaosp@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1910-426X

Amali de Angelis Mussi, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pedagoga. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo). Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEFS). E-mail: amalimussi@uefs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5330-5284

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Oliveira da Silva, D., & Mussi, A. de A. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UMA ANÁLISE DO PROFACE-UEFS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 73–94. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1786