A PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA

EXPERIÊNCIAS DE LUDICIDADE COM ABORDAGEM SENSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1787

Palavras-chave:

Prática docente universitária, educação superior, ludicidade, didática sensível, experiência

Resumo

A educação superior reflete relações controversas, permeadas por tensões históricas e socioeconômicas. De um lado, há uma produção acadêmica influenciada pelo neoliberalismo e pela espetacularização do conhecimento; de outro, persiste uma abordagem crítica que resiste e desafia a mercantilização da educação. Assim, a prática docente universitária torna-se um campo de disputas, podendo tanto reproduzir desigualdades quanto promover a emancipação e a consciência crítica dos discentes. Dentro dessa perspectiva, a abordagem pedagógica crítica destaca a necessidade de um ensino baseado na autonomia, no respeito e na construção coletiva do conhecimento. Nesse contexto, a ludicidade emerge, potencialmente, como um elemento capaz de tornar o aprendizado mais significativo, estimulando a interação e o engajamento docente e discente em prol das transformações sociais. Para que essa abordagem seja efetivamente emancipadora, é fundamental que a mediação didática seja sensível às singularidades dos alunos, evitando práticas reprodutoras de estruturas opressivas. Este estudo busca analisar experiências de ludicidade no ensino superior, investigando como os discentes percebem e vivenciam essas práticas. A pesquisa fundamenta-se em autores como d’Ávila (2022), Luckesi (2022), Mineiro (2021), Larrosa (2002), Han (2023), Ausubel(2009) e Vygotsky(2001), abordando temas como prática docente, mediação lúdica e experiência docente. Metodologicamente, adota uma abordagem qualitativa e interacionista e o método survey com análise de conteúdo. Espera-se que os resultados contribuam para a transformação da educação superior, promovendo um ensino mais sensível, inclusivo e crítico, no qual a ludicidade potencialize a autonomia e a emancipação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Márcia Mineiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na graduação de Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar e Crítico (GEPIC). Email: marcia@uesb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4760-5544

Cristina d’Ávila, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Didática pela Universidade de Montréal, Canadá (2005- 2006) e Pós-doutorado em Docência universitária pela Universidade Sorbonne Paris 5 (2015-2016). Pesquisadora Visitante Sênior da Universidade de Montréal (2022-2023). Pesquisadora Produtividade do CNPq. (Pq 01). Diretora científica da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ANDIPE. Pesquisadora do Laboratório interdisciplinar de pesquisa sobre ensino superior, LIRES, Universidade de Montréal (Atual). Professora Titular de Didática da Faculdade de Educação (UFBA). Professora permanente do Programa de pós-graduação em Educação (PGEDU-UFBA). Coordenadora do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL-PGEDU-UFBA). Email: cristdavila@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5946-9178

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Mineiro, M., & d’Ávila, C. (2025). A PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DE LUDICIDADE COM ABORDAGEM SENSÍVEL. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 95–118. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1787