CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO OPERATIVO PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1788Palavras-chave:
Docência universitária, Formação humana e profissional, Grupos operativosResumo
Abordar a docência universitária a partir das relações estabelecidas em sala de aula é o objetivo deste artigo. Parte-se do pressuposto da concepção da sala de aula como um espaço de manifestação do mundo da vida e, por esta via, como espaço privilegiado de formação humana. Na sala de aula, estabelecem-se relações que modulam a subjetividade humana, produzindo efeitos que moldam tanto o constituir-se sujeito quanto o constituir-se profissional. A partir do dispositivo pichoniano do grupo operativo (GO), problematizamos o papel da experiência do vínculo na formação universitária, pontuando a grupalidade como elemento fundante da regência das nossas relações interpessoais. Dessa perspectiva, problematizamos as possíveis formas de manifestação das relações interpessoais na sala de aula universitária e refletimos sobre as transformações nas concepções pedagógicas de cinco docentes universitárias que fizeram formação em grupos operativos de Pichon-Rivière.
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