CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO OPERATIVO PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1788

Palavras-chave:

Docência universitária, Formação humana e profissional, Grupos operativos

Resumo

Abordar a docência universitária a partir das relações estabelecidas em sala de aula é o objetivo deste artigo. Parte-se do pressuposto da concepção da sala de aula como um espaço de manifestação do mundo da vida e, por esta via, como espaço privilegiado de formação humana. Na sala de aula, estabelecem-se relações que modulam a subjetividade humana, produzindo efeitos que moldam tanto o constituir-se sujeito quanto o constituir-se profissional. A partir do dispositivo pichoniano do grupo operativo (GO), problematizamos o papel da experiência do vínculo na formação universitária, pontuando a grupalidade como elemento fundante da regência das nossas relações interpessoais. Dessa perspectiva, problematizamos as possíveis formas de manifestação das relações interpessoais na sala de aula universitária e refletimos sobre as transformações nas concepções pedagógicas de cinco docentes universitárias que fizeram formação em grupos operativos de Pichon-Rivière.

Biografia do Autor

Liége Maria Queiroz Sitja, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Lider do Grupo de pesquisa Docência Universitária e Formação de professores (DUFOP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4774-8388 E-mail: liegesitja@gmail.com

Norma Barbosa Fontes, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Pós-graduada em Comportamento Organizacional e Gestão de RH pelo INBRAPE. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Consultora Organizacional em Gestão de Pessoas e Comunicação Institucional. Atuou como docente e Assistente da Coordenação no Curso de Psicologia da UNIFTC. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-1225-2202 E-mail: fontesnorma033@gmail.com

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Sitja, L. M. Q., & Fontes, N. B. (2025). CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO OPERATIVO PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 119–136. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1788