DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL FEIRA DE SANTANA
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1790Palavras-chave:
Docência Universitária, Formação de Engenheiros, Pesquisa (auto)biográfica, ProFACEResumo
Este estudo tem como tema central a docência universitária e a formação de engenheiros na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O objetivo principal foi compreender o processo de formação dos professores bacharéis em Engenharia na UEFS. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tendo como base o método (auto)biográfico. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas, que foram registradas em áudio, transcritas e analisadas com base no paradigma compreensivo e interpretativo proposto por Ricœur (2012) e Souza (2014). A pesquisa contou com a participação de quatro docentes da universidade, vinculados aos cursos de Engenharia a saber: Engenharia Civil (Poeta da Construção), Engenharia da Computação (Mundo Virtual), Engenharia de Alimentos (Alquimista dos Sabores) e Engenharia Bioquímica (Maestro das Moléculas). No campo teórico, o estudo se fundamenta em contribuições que abordam temas como docência universitária, formação de docentes engenheiros, a experiência docente, a profissão docente e o programa institucional de formação de professores, especialmente o ProFACE. Os resultados obtidos indicam que as identidades profissionais dos docentes são constituídas pela trajetória e experiências profissionais. As narrativas revelaram processos de subjetivação, nos quais cada docente expressou suas reflexões sobre sua prática pedagógica na universidade. Além disso, o estudo revelou a ausência de uma formação específica para a docência inicial nos cursos de Engenharia, sendo esse déficit parcialmente suprido pelas interações com os colegas e pela experiência adquirida nas práticas de ensino universitário na UEFS. Apesar da existência de programas de formação docente, os participantes apontaram a necessidade de maior incentivo e valorização dessas iniciativas, reconhecendo que, embora importantes, ainda não são suficientes para atender às demandas da formação docente no contexto universitário.
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