DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL FEIRA DE SANTANA

Autores

  • Jeferson Felipe Gagliato Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste https://orcid.org/0000-0002-0649-6161
  • Fabricio Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1790

Palavras-chave:

Docência Universitária, Formação de Engenheiros, Pesquisa (auto)biográfica, ProFACE

Resumo

Este estudo tem como tema central a docência universitária e a formação de engenheiros na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O objetivo principal foi compreender o processo de formação dos professores bacharéis em Engenharia na UEFS. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tendo como base o método (auto)biográfico. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas, que foram registradas em áudio, transcritas e analisadas com base no paradigma compreensivo e interpretativo proposto por Ricœur (2012) e Souza (2014). A pesquisa contou com a participação de quatro docentes da universidade, vinculados aos cursos de Engenharia a saber: Engenharia Civil (Poeta da Construção), Engenharia da Computação (Mundo Virtual), Engenharia de Alimentos (Alquimista dos Sabores) e Engenharia Bioquímica (Maestro das Moléculas). No campo teórico, o estudo se fundamenta em contribuições que abordam temas como docência universitária, formação de docentes engenheiros, a experiência docente, a profissão docente e o programa institucional de formação de professores, especialmente o ProFACE. Os resultados obtidos indicam que as identidades profissionais dos docentes são constituídas pela trajetória e experiências profissionais. As narrativas revelaram processos de subjetivação, nos quais cada docente expressou suas reflexões sobre sua prática pedagógica na universidade. Além disso, o estudo revelou a ausência de uma formação específica para a docência inicial nos cursos de Engenharia, sendo esse déficit parcialmente suprido pelas interações com os colegas e pela experiência adquirida nas práticas de ensino universitário na UEFS. Apesar da existência de programas de formação docente, os participantes apontaram a necessidade de maior incentivo e valorização dessas iniciativas, reconhecendo que, embora importantes, ainda não são suficientes para atender às demandas da formação docente no contexto universitário.

Biografia do Autor

Jeferson Felipe Gagliato, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

 Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia PPGEduC/UNEB. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana PPGE/UEFS. Professor do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE) e Coordenador Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão na Educação Básica e Docência Universitária (GEPIEBDU). Orcid https://orcid.org/0000-0002-0649-6161  E-mail: educ.profgagliato@gmail.com

Fabricio Oliveira da Silva , Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB. Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEFS. Orcid.  http://orcid.org/0000-0002-7962-7222. E-mail: fosilva@uefs.br

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Gagliato, J. F., & Oliveira da Silva , F. (2025). DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL FEIRA DE SANTANA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 137–158. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1790