DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL FEIRA DE SANTANA

Auteurs-es

  • Jeferson Felipe Gagliato Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste https://orcid.org/0000-0002-0649-6161
  • Fabricio Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1790

Mots-clés :

Docência Universitária, Formação de Engenheiros, Pesquisa (auto)biográfica, ProFACE

Résumé

Este estudo tem como tema central a docência universitária e a formação de engenheiros na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O objetivo principal foi compreender o processo de formação dos professores bacharéis em Engenharia na UEFS. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tendo como base o método (auto)biográfico. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas, que foram registradas em áudio, transcritas e analisadas com base no paradigma compreensivo e interpretativo proposto por Ricœur (2012) e Souza (2014). A pesquisa contou com a participação de quatro docentes da universidade, vinculados aos cursos de Engenharia a saber: Engenharia Civil (Poeta da Construção), Engenharia da Computação (Mundo Virtual), Engenharia de Alimentos (Alquimista dos Sabores) e Engenharia Bioquímica (Maestro das Moléculas). No campo teórico, o estudo se fundamenta em contribuições que abordam temas como docência universitária, formação de docentes engenheiros, a experiência docente, a profissão docente e o programa institucional de formação de professores, especialmente o ProFACE. Os resultados obtidos indicam que as identidades profissionais dos docentes são constituídas pela trajetória e experiências profissionais. As narrativas revelaram processos de subjetivação, nos quais cada docente expressou suas reflexões sobre sua prática pedagógica na universidade. Além disso, o estudo revelou a ausência de uma formação específica para a docência inicial nos cursos de Engenharia, sendo esse déficit parcialmente suprido pelas interações com os colegas e pela experiência adquirida nas práticas de ensino universitário na UEFS. Apesar da existência de programas de formação docente, os participantes apontaram a necessidade de maior incentivo e valorização dessas iniciativas, reconhecendo que, embora importantes, ainda não são suficientes para atender às demandas da formação docente no contexto universitário.

Bibliographies de l'auteur-e

Jeferson Felipe Gagliato, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

 Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia PPGEduC/UNEB. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana PPGE/UEFS. Professor do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE) e Coordenador Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão na Educação Básica e Docência Universitária (GEPIEBDU). Orcid https://orcid.org/0000-0002-0649-6161  E-mail: educ.profgagliato@gmail.com

Fabricio Oliveira da Silva , Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB. Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEFS. Orcid.  http://orcid.org/0000-0002-7962-7222. E-mail: fosilva@uefs.br

Références

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2011.

BEHRENS, M. A. Formação Continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 03 dez. 2022.

COSTA, S. M. de M. B. A construção do saber pedagógico do professor bacharel: percepções de professores do IFMT. Mestrado em Educação. Universidade Federal De Mato Grosso. Rondonópolis. 2014.

CUNHA, A. de F.; LIMA, M. da G. S. Formação continuada de professores bacharéis: saberes e práticas. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.2/2_Aldina%20de%20Figueredo%20Cunha%20e%20Maria%20da%20Gl%C3%B3ria%20Soares%20Lima.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2022.

FERREIRA, A. B. de H. Novo Aurélio Século XXI: o Dicionário da Língua Portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FORNARI, Liege Maria Sitja. Uma maneira singular de estar no mundo: ser professor. 2009. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2009.

GAGLIATO, J. F. Constituição da identidade docente de bacharéis em engenharia: narrativas do habitar a docência na universidade, 2023, 159 f., Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MASETTO, M. T. (Org.) Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.

OLIVEIRA, V. de S. Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o Bacharelado e a docência universitária. 2011. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN. 2011.

PIMENTA, S.; ANASTASIOU, L. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa 1: a intriga e a narrativa histórica. Tradução de Claudia Berliner. 2ª tiragem. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2012.

SANTOS, C. P. dos. A cultura profissional dos professores do Centro de Educação Básica da UEFS: saberes, poderes e autonomia / Cenilza Pereira dos Santos. – 2015. 233 f.: il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2436799. Acesso em: 10 fev. 2025.

SILVA, F. O. ; ALVES, I. S. . Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial. Revista Exitus , v. 10, p. e020104, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5531/553171468101/html/ . Acesso 15 fev. 2025.

SILVA, F. O. da. Tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa qualitativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, 2020 Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 18 fev. 2025.

SILVA, F. O.; LIMA, A. C. R. E.; MUSSI, A. A. Travessias formativas na docência universitária: aprendizagens experienciais do/no PROFACE. Revista Conexão UEPG. v. 15, n 2. p. 212-219, maio-ago. 2019. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/12901/209209210860. Acesso em: 10 fev. 2025.

SILVA, F. O.; RIOS, J. A. V. P. Aprendizagem experiencial da docência no PIBID. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 202-218, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.13i1.0012. Acesso em: 16 fev. 2025.

SOARES, S. A profissão professor universitário: reflexões acerca da sua formação. In: CUNHA, M. I.; SOARES, S.; RIBEIRO, M. (orgs). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana/BA: UEFS Editora, 2009.

SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, 39(1), 39–50. 2014. https://doi.org/10.5902/1984644411344 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 16 fev. 2025.

TEIXEIRA, G. F. M; SANTOS, P. P. dos. Docência universitária: percepções a partir do quadro teórico dos saberes docentes. Ensino Em Revista, Uberlândia, v.17, n.2, p. 355-376, jul./dez.2010. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Resolução Conselho Superior: CONSU 08/2002. 9 dez. 2002. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/17rOv2lefPe0gWO6Vi0pe2Idsz68xlTfe/view. Acesso em: 23 fev. 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Resolução Conselho Superior: CONSU 084/20022. 9 dez. 2002. Disponível em: https://seibahia.ba.gov.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=64807737&infra_ . Acesso em: 16 fev. 2025.

VAZ, J A. De Engenheiro a Professor: A Construção da profissionalidade docente. 2016. 172 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.

VIEIRA, A. R. L. Do enredo à passarela da pesquisa: os saberes experienciais na docência em matemática. 2022. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17041. Acesso em: 16 fev. 2025.

ZANCHET, B. A.; CUNHA, M. I. da; SOUSA, H. M. A Pós-Graduação em Educação como Lugar de Formação e de Aprendizagens de Professores Universitários. Educação, Sociedade & Culturas, n. 28, p. 93-105, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-22

Comment citer

Gagliato, J. F., & Oliveira da Silva , F. (2025). DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL FEIRA DE SANTANA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 137–158. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1790