DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E A RELAÇÃO PROFESSOR/A ESTUDANTE

NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Marival Rodrigues Silva Centro Universitário Anísio Teixeira
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-7962-7222

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1791

Palavras-chave:

Docência, Relação professor/a estudante, Narrativas de professores/as

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado intitulada Metodologias Colaborativas: narrativas de professores e professoras para o ensino e aprendizagem nas Ciências Contábeis, onde através das narrativas dos/as colaboradores/as de pesquisa foi possível analisar as tessituras das metodologias colaborativas na relação professor/a estudante. Para efeito de discussão neste texto daremos enfoque a maneira como a afetividade se manifesta na relação professor/a estudante no contexto da docência universitária.  Com o objetivo de analisar de que maneira a afetividade se manifesta na relação professor/a estudante no contexto da docência universitária. Na trilha metodológica utilizamos a narrativa como método e dispositivo de pesquisa, as narrativas foram analisadas sob o viés da análise compreensiva-interpretativa. É possível dizer que a docência universitária e a relação professo/a estudante, perpassa pela experiência e/ou temporalidade, o que nos faz vislumbrar a profundidade e enredamentos da relação professor/a estudante.

Biografia do Autor

Marival Rodrigues Silva, Centro Universitário Anísio Teixeira

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor no Centro Universitário Anísio Teixeira – FAT. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-6734-1948 E-mail: marivalsilva2013@gmail.com.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). (2017). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7962-7222 E-mail: fosilva@uefs.br 

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Silva, M. R., & Oliveira da Silva, F. (2025). DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E A RELAÇÃO PROFESSOR/A ESTUDANTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 159–178. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1791