A DISCIPLINA DE DIDÁTICA EM LICENCIATURAS ESPECÍFICAS
UM ESTUDO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1795Palavras-chave:
Didática, Licenciaturas, Ensino de Didática, CurrículoResumo
Este estudo é parte de uma pesquisa realizada em nível pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB). Tem como objeto investigativo a disciplina de Didática em seis licenciaturas específicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, instituição circunscrita no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Demarca os seguintes objetivos centrais: i. avaliar sobre como a Didática emerge nas matrizes curriculares das licenciaturas específicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); e ii. caracterizar os conteúdos curriculares que são pensados para o ensino de Didática na formação inicial de professores. O estudo fez uso da abordagem qualitativa, se tipifica como uma pesquisa documental e para a produção dos dados recorreu-se à análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos. Ancorou-se em autores de base crítica acerca da Didática, da formação inicial de professores e do currículo. Como conclusão, avaliou-se, principalmente, que os conteúdos curriculares da disciplina de Didática abordam aspectos teóricos e componentes do seu objeto de estudo, qual seja: os processos de ensino-aprendizagem e a formação. Tais conteúdos possibilitam, de algum modo, a formação pedagógica nos cursos, porém, na maioria das licenciaturas visualizou-se a Didática desarticulada da prática educativa, no âmbito das escolas e das salas de aula na Educação Básica.
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