A DISCIPLINA DE DIDÁTICA EM LICENCIATURAS ESPECÍFICAS

UM ESTUDO CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1795

Palavras-chave:

Didática, Licenciaturas, Ensino de Didática, Currículo

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa realizada em nível pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB). Tem como objeto investigativo a disciplina de Didática em seis licenciaturas específicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, instituição circunscrita no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Demarca os seguintes objetivos centrais: i. avaliar sobre como a Didática emerge nas matrizes curriculares das licenciaturas específicas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); e ii. caracterizar os conteúdos curriculares que são pensados para o ensino de Didática na formação inicial de professores. O estudo fez uso da abordagem qualitativa, se tipifica como uma pesquisa documental e para a produção dos dados recorreu-se à análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos. Ancorou-se em autores de base crítica acerca da Didática, da formação inicial de professores e do currículo. Como conclusão, avaliou-se, principalmente, que os conteúdos curriculares da disciplina de Didática abordam aspectos teóricos e componentes do seu objeto de estudo, qual seja: os processos de ensino-aprendizagem e a formação. Tais conteúdos possibilitam, de algum modo, a formação pedagógica nos cursos, porém, na maioria das licenciaturas visualizou-se a Didática desarticulada da prática educativa, no âmbito das escolas e das salas de aula na Educação Básica.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Universidade Estadual do Ceará

emerson.medeiros@ufersa.edu.br. Doutor em Educação com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PosEnsino/UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (PPGEEN/UECE). https://orcid.org/0000-0003-3988-3915.

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília

francisco.thiago@unb.br. Doutor em Educação com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade Federal do Tocantins. Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (UnB) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, modalidade profissional, da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Educação. https://orcid.org/0000-0002-6998-2757.

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Medeiros, E. A. de, & Silva, F. T. (2025). A DISCIPLINA DE DIDÁTICA EM LICENCIATURAS ESPECÍFICAS: UM ESTUDO CURRICULAR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 234–252. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1795