CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Marineide de Oliveira de Oliveira Gomes Unifesp - campus Guarulhos
  • Nathália Venâncio Unifesp - campus Guarulhos Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Palavras-chave:

Criança – Consumo – Brincar – Educação Infantil - Docência

Resumo

Este artigo relata uma experiência de trabalho pedagógico realizada no Programa de Residência Pedagógica – Educação Infantil (PRP EI) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp – campus Guarulhos, no qual a estudante/ Residente esteve imersa por um período de quatro semanas com um grupo de crianças de cinco anos em uma escola de educação infantil pública municipal. O relato objetiva apresentar o seu processo de aprendizagem profissional da docência na educação infantil, desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, com observação participante e registro em Caderno de Campo, seguido de elaboração e desenvolvimento de Ações Pedagógicas. Trata-se de um programa especial de estágios curriculares construído de forma colaborativa com professores de escolas de educação infantil que acolhem os Residentes e se fundamenta na problematização da realidade observada, com proposição de atividades com as crianças baseadas no interesse, desejos e necessidades destas crianças. Motivada pelo alto consumismo manifestado pelo grupo de crianças, a Ação Pedagógica proposta visou desenvolver a percepção dessa condição naquele grupo e as possibilidades de criação de brinquedos artesanalmente, em contraposição ao consumo,  na crença de que um brinquedo confeccionado pelas crianças, com materiais acessíveis e recicláveis, pudesse ampliar a dimensão lúdica tanto ou mais que um brinquedo industrializado e contribuir para reduzir o consumismo pelo incentivo à criação e a invenção. Por meio de rodas de conversa e confecção dos brinquedos. Ao final, a avaliação das crianças e da estudante/Residente evidenciou a alteração da imagem de criança e de infância, do papel do consumismo  no mundo infantil e a ação da escola de educação infantil e das famílias nesse processo, além de contribuir para  que o protagonismo das crianças e a capacidade de planejamento e avaliação destas se revelasse como uma perspectiva  colaborativa entre universidade e escola de educação infantil.

 

Biografia do Autor

Marineide de Oliveira de Oliveira Gomes, Unifesp - campus Guarulhos

Profa. do Depto. de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp - campus Guarulhos.

Nathália Venâncio, Unifesp - campus Guarulhos Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Estudante do Curso de Pedagogia da Unifesp - campus Guarulhos

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Publicado

2013-09-23

Como Citar

de Oliveira Gomes, M. de O., & Venâncio, N. (2013). CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 112–124. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/180