CRIANÇA, INFÂNCIA E CONSUMO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Criança – Consumo – Brincar – Educação Infantil - DocênciaResumen
Este artigo relata uma experiência de trabalho pedagógico realizada no Programa de Residência Pedagógica – Educação Infantil (PRP EI) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp – campus Guarulhos, no qual a estudante/ Residente esteve imersa por um período de quatro semanas com um grupo de crianças de cinco anos em uma escola de educação infantil pública municipal. O relato objetiva apresentar o seu processo de aprendizagem profissional da docência na educação infantil, desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, com observação participante e registro em Caderno de Campo, seguido de elaboração e desenvolvimento de Ações Pedagógicas. Trata-se de um programa especial de estágios curriculares construído de forma colaborativa com professores de escolas de educação infantil que acolhem os Residentes e se fundamenta na problematização da realidade observada, com proposição de atividades com as crianças baseadas no interesse, desejos e necessidades destas crianças. Motivada pelo alto consumismo manifestado pelo grupo de crianças, a Ação Pedagógica proposta visou desenvolver a percepção dessa condição naquele grupo e as possibilidades de criação de brinquedos artesanalmente, em contraposição ao consumo, na crença de que um brinquedo confeccionado pelas crianças, com materiais acessíveis e recicláveis, pudesse ampliar a dimensão lúdica tanto ou mais que um brinquedo industrializado e contribuir para reduzir o consumismo pelo incentivo à criação e a invenção. Por meio de rodas de conversa e confecção dos brinquedos. Ao final, a avaliação das crianças e da estudante/Residente evidenciou a alteração da imagem de criança e de infância, do papel do consumismo no mundo infantil e a ação da escola de educação infantil e das famílias nesse processo, além de contribuir para que o protagonismo das crianças e a capacidade de planejamento e avaliação destas se revelasse como uma perspectiva colaborativa entre universidade e escola de educação infantil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.